Famílias do Assentamento Cachoeirinha foram afetadas pelas queimadas.
Defesa Civil fez alojamento e não há desabrigados.
Queimadas: famílias de assentamento de Boa Esperança perdem casas e plantações Famílias do Assentamento Cachoeirinha, em Boa Esperança do Sul (SP) perderam casas, animais e plantações com o grande incêndio de sexta-feira (23). Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp A zona rural foi atingida pelas chamas e cenário de destruição pode ser visto.
Cerca de 30 famílias moram no local, e uma delas é a do agricultor Luis Fernando Barbosa.
Casado e pai de três filhos, ele não sabe ainda como vai recomeçar a vida.
O fogo consumiu toda a casa e o que tinha, sem chance de salvar nada.
“É muita tristeza, condição para refazer não tenho, vamos ver se alguém nos ajuda, posso fazer bicos e vamos nos levantar de novo”, disse.
Em meio a cinzas e escombros da casa, a família tomou café da manhã neste sábado (24) e observava desolada o cenário.
Família do agricultor Luís perdeu a casa e tudo o que tinha no incêndio em Boa Esperança do Sul Rodrigo Sargaço/ EPTV Central Cinzas O chefe da defesa civil , Cristiano Silva, explicou que algumas famílias foram alojadas e não há pessoas desabrigadas.
As queimadas ainda persistem próximas das casas, mas está contida pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que continuam no local.
Moradores ainda tentaram salvar porcos e galinhas, mas muitos foram carbonizados.
A casa do agricultor Ismael Gomes também desmorou com as chamas.
Telhas queimadas e uma armação de ferro da entrada da garagem foi o que sobrou da residência.
“Estava em perfeito estado, dói bastante, não dá nem para acreditar que destruiu tudo”, comentou.
A casa do agricultor Ismael Gomes foi totalmente destruída pelas chamas Rodrigo Sargaço/EPTV Central Algumas famílias trabalhavam no campo há mais de 20 anos e o prejuízo ainda está sendo contabilizado.
Nas lavouras, plantaçãos de banana, abacateiro, pé coqueiro, de limão foram totalmente destruídas.
A agricultora Pâmela Cristina Ferreira de Castro foi uma das afetadas e teve perdeu todas as plantações, sua principal fonte de renda.
“Eu sobrevivia dessas plantações e perdi tudo, é muito triste”, contou.
Pé de limão carbonizado pelo incêndio em Boa Esperança do Sul. Rodrigo Sargaço/ EPTV Central Região em chamas Grandes focos de incêndio causaram muitos transtornos pode diversas cidades da área de cobertura do g1 São Carlos e Araraquara, nesta sexta-feira (23).
Na manhã de sábado(24), alguns trechos de rodovias permanecem interditados em Dourado(SP) e Boa Esperança do Sul (SP). Pelo menos 12 municípios registraram algum problema causado pelas chamas, principalmente falta de energia elétrica por dano às redes de distribuição.
Outros tantos ficaram com o céu encoberto pela fumaça e fuligem.