Ação deve ser concentrada na região de Ribeirão Preto (SP), que enfrenta o quadro mais grave, segundo Tarcísio de Freitas, em visita a Sertãozinho (SP).
Governador também disse estudar linha de crédito a juro zero para auxiliar produtores rurais que tiveram prejuízos.
Governador de SP sobrevoa áreas afetadas no estado pelos incêndios Divulgação/Governo de SP O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou neste sábado (24) uma força-tarefa que vai contar com aeronaves das Forças Armadas para o combate aos incêndios que, desde quinta-feira (22), têm assolado áreas de vegetação e canaviais do interior de São Paulo. Os trabalhos, segundo ele, se concentrarão em Ribeirão Preto (SP), região mais afetada pelas queimadas.
Além de um avião de modelo KC da Força Aérea Brasileira (FAB), com grande capacidade de transporte de água, ele confirmou a utilização de helicópteros do Exército e da Marinha para incorporar a operação.
"Essa situação é agravada pela condição meteorológica, a previsão que nós temos é de contínua queda da umidade relativa do ar, aumento de temperatura, a gente tem ventos fortes que devem se intensificar, ou seja, todo o cenário para ter o espalhamento de incêndios.
Agora, por outro lado, montamos uma grande força-tarefa em cooperação com o governo federal, que nos enviou o apoio imprescindível das Forças Armadas", disse o governador em visita a Sertãozinho (SP).
De acordo com Tarcísio, que sobrevoou as áreas atingidas durante a manhã, a força-tarefa também terá helicópteros da Polícia Militar e aviões de pulverização contratados pelo governo paulista. Além disso, haverá carros-pipa e brigadistas fornecidos com apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o suporte de empresas com contratos com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a realização de aceiros, ou seja, faixas de terra, sem vegetação, que separam plantações de áreas de mata, impedindo que as chamas se propaguem. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca