Polícia prendeu adolescente de 15 anos suspeito de estar associado ao assassino.
Policiais fazem buscas por agressor em Solinger, na Alemanha, em 23 de agosto de 2024 Gianni Gattus/DPA via AP O Estado Islâmico reivindicou, neste sábado (24), o ataque a faca que deixou três mortos e oito feridos durante um festival na cidade de Solingen, no oeste da Alemanha, na sexta-feira (23). Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Um indivíduo de 15 anos foi detido pela polícia por uma possível ligação ao responsável pelo ataque, que está foragido. "A investigação e a busca por possíveis outros responsáveis, assim como a motivação do crime, estão a todo vapor", afirmou a polícia.
Thorsten Fleiss, um porta-voz da polícia, declarou que o criminoso mirou a garganta das vítimas durante o ataque.
Além dos três mortos, cinco pessoas ficaram gravemente feridas.
As demais atrações do festival em Solingen previstas para o fim de semana foram canceladas.
Em resposta ao ocorrido, o chanceler alemão Olaf Scholz escreveu no X que "o responsável precisa ser capturado rapidamente e punido com o máximo rigor da lei". A polícia isolou o local do ataque neste sábado, enquanto cidadãos colocaram velas e flores em homenagem às vítimas.
"Estamos em choque e cheios de tristeza," lamentou Tim-Oliver Kurzbach, prefeito de Solingen. O músico alemão Topic declarou que estava tocando em um palco próximo quando o incidente ocorreu.
Ele foi informado do ocorrido, mas orientado a continuar para "evitar um ataque de pânico em massa", segundo uma publicação no Instagram. Posteriormente, Topic recebeu um pedido para que o show fosse encerrado e, já que o esfaqueador ainda estava foragido, se escondeu em uma loja enquanto helicópteros da polícia sobrevoavam a região em círculos. Ataque deixou mortos em festival de Solinger, na Alemanha, em 23 de agosto de 2024 Gianni Gattus/DPA via AP Devido ao ataque, rodovias foram fechadas, e moradores receberam a orientação de permanecer em casa. O festival em que ataque aconteceu comemorava os 650 anos de Solingen.
Cerca de 80 mil pessoas eram esperadas para o evento, que começou nesta sexta-feira e deveria ir até domingo (25). A programação para o primeiro dia de evento previa desfile de estudantes, peças de teatro, apresentações musicais, além de tendas de gastronomia. "Esta noite, todos nós em Solingen estamos em choque, consternação e profunda tristeza.
Queríamos comemorar juntos o aniversário da nossa cidade, mas agora temos mortos e feridos a lamentar", disse a prefeitura em comunicado. Solingen fica próxima de Düsseldorf e Colônia, a cerca de 550 km de Berlim e próxima da fronteira da Alemanha com a Holanda. LEIA TAMBÉM: Praia da Califórnia, nos EUA, é interditada após ser tomada por centenas de leões-marinhos EUA, UE e dez países da América Latina rejeitam decisão da Justiça da Venezuela de respaldar vitória de Maduro; Brasil ainda não falou 'Extremamente inteligente', 'amiga mais especial': as homenagens a Hannah, filha de bilionário morta em naufrágio de iate VÍDEOS: mais assistidos do g1