Além da Starliner, duas opções poderiam ser adotadas para trazer astronautas de volta para casa, mas ambas foram descartadas.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams terão que esperar até o fim de fevereiro para voltar para casa. NASA/Divulgação A Nasa confirmou neste sábado (24) o que era temido: os astronautas Butch Wilmore, 61, e Suni Williams, 58, vão voltar à Terra apenas em fevereiro de 2025. Não é por falta de meios de transporte estacionados na Estação Espacial Internacional, de acordo com informações da Associated Press. A alternativa número 1 era a que transportou a dupla até lá: se a espaçonave Starliner, da Boeing, seria um meio de transporte seguro para trazê-los de volta após apresentar problemas em propulsores e vazamentos de hélio.
A Starliner retornará à superfície sozinha em setembro. Além dela, uma cápsula da SpaceX está ancorada na estação, mas Wilmore e Williams não poderão usá-la para pegar uma carona.
Ela está reservada para uso por outros quatro residentes da estação espacial, que têm a viagem de volta marcada para o final de setembro. A Nasa admite que até dá para fazer seis astronautas se espremerem dentro da cápsula, porém apenas em uma emergência.
Tal decisão é insegura e colocaria o grupo em risco. A outra carona possível seria na cápsula russa Soyuz, que é mais apertada que a da SpaceX.
Ela comporta três astronautas e tem dois assentos reservados para russos que estão para concluir uma viagem de um ano. Sobrou a decisão anunciada neste sábado, que é esperar o próximo "taxi" da SpaceX.
Ele sairá da Terra em setembro com dois astronautas em vez de quatro, para uma viagem de rotina de seis meses.
Outros dois astronautas que iriam para o espaço tiveram suas viagens canceladas para que Wilmore e Williams possam voltar com segurança no fim de fevereiro.
LEIA TAMBÉM Qual o tempo máximo que astronautas já ficaram no espaço? O que a estadia prolongada pode fazer com o corpo dos astronautas 'presos' no espaço? Famílias prontas para a esperar Antes do lançamento do foguete em 5 de junho, no Cabo Canaveral, os astronautas que estão presos na órbita da terra afirmaram que suas famílias aceitaram as incertezas e o estresse de suas carreiras décadas atrás.
Deanna, mulher de Wilmore, foi estoica em uma entrevista no início de agosto ao canal WVLT-TV de Knoxville, Tennesse, o estado americano onde eles vivem.
Ela estava se preparando para um atraso desde fevereiro: "você meio que tem que apenas aceitar o que acontece". Quem são os astronautas que estão 'presos' no espaço?