Suspensão abrange municípios onde foram registrados casos da doença.
Governo de SP suspende instalação de comércios avícolas em 16 cidades por risco de gripe aviária (imagem ilustrativa) TV TEM/Reprodução O Governo de São Paulo suspendeu a instalação de estabelecimentos avícolas comerciais em 16 cidades.
A medida, conforme publicado no Diário Oficial, foi tomada em função dos 53 casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrados em aves silvestres no estado.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. A suspensão é válida às seguintes cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira: Bertioga, Cananéia, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Além delas, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba também estão na lista. Segundo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, responsável pela portaria, foram registrados 53 casos de IAAP nas cidades listadas acima.
Inclusive, estes municípios não têm estabelecimentos avícolas comerciais cadastrados e registrados.
De acordo com a pasta, a medida também considerou a necessidade de manter a posição do Brasil e do Estado de São Paulo como livres de animais doentes no comércio avícola.
Este status evita possíveis restrições e embargos às exportações.
A medida entrou em vigor na última quarta-feira (21).
Não há informações sobre um possível término da exigência.
Monitoramento de cepas virais da Influenza Aviária (imagem ilustrativa) Divulgação/Adaf Regras Além da suspensão, a CDA informou que a vigilância epidemiológica em pontos e entornos de ocorrência de aves silvestres migratórias deve ser feita semestralmente.
A pasta foi autorizada a formalizar parcerias que auxiliem esse atendimento, por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola.
Esta portaria, no entanto, não impede a criação ou cuidado de aves ornamentais e silvestres nos municípios proibidos de instalar estabelecimentos avícolas comerciais.
Em todo o estado, a comercialização de ovos ou aves para consumo humano deve estar cadastrada e registrada na CDA, independentemente do número de animais do local.
A construção e ampliação de estabelecimento avícola comercial, seja de pesquisa ou ensino, também deve ser solicitada à pasta.
Ovos após sair da granja (imagem ilustrativa) Celso Tavares/ g1 O que é a gripe aviária? A gripe aviária é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves.
Ou seja, ela é menos comum em mamíferos e humanos.
Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade e os de Alta Patogenicidade: Baixa Patogenicidade: Atinge de forma mais branda e, muitas vezes, assintomática.
A taxa de mortalidade das aves, neste caso, é baixa.
Alta Patogenicidade: A doença se manifesta de forma mais grave, é disseminada rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos