Apresentado por Natuza Nery, o programa discute com profundidade o tema da vez no noticiário - e já são quase 1.300 episódios sobre política, economia, saúde, educação, tecnologia, cultura e meio-ambiente.
Motoristas acompanham podcast 'O Assunto' no carro TV Globo/Reprodução Já faz cinco anos desde a estreia do podcast "O Assunto", do g1, que discute com profundidade o tema da vez no noticiário.
Haja assunto para quase 1.300 programas. É um podcast que chega ao g1 e às plataformas de áudio "quentinho": de segunda a sexta-feira, no comecinho do dia. "[Fica pronto às] 23h30 num bom cenário, meia-noite num cenário mais comum e mais do que isso quando a gente termina muito tarde, porque muitas vezes a gente tem que dar um cavalo de pau...
A gente gravou um assunto agora de tarde, quando chega de noite, se algo de muito grave aconteceu ou de muita repercussão, a gente tem que mudar tudo de última hora.
E fazer esse transatlântico mudar de direção", conta Natuza Nery, apresentadora do podcast. A jornalista Natuza Nery assumiu o comando e o microfone do Assunto em 2022.
Ela ocupou o posto que era da jornalista Renata Lo Prete. A coordenadora de podcasts do g1, Mônica Mariotti, lembra que, cinco anos atrás, esse era um universo novo. "Eu acho que o que mudou foi o conhecimento que o brasileiro tem em relação ao podcast.
O Assunto é sempre o grande assunto do momento ou de uma coisa que acabou de acontecer, ou de uma coisa que a gente sabe que vai acontecer nos próximos dias.
Então, o grande desafio e o que mudou é fazer com que a pessoa, dentro de um cardápio gigante de produtos disponíveis, vá ouvir o que a gente faz", diz Mônica. E é muita gente que escolhe O Assunto: em cinco anos, foram quase 150 milhões de reproduções.
O programa fala de tudo: política, economia, saúde, educação, tecnologia, cultura, meio-ambiente... O podcast faz companhia no carro, na academia, em casa, no transporte público.
E esse é sempre um grande desafio para quem grava o conteúdo.
Capturar nossa atenção para que a gente ouça tudo até o final, mesmo que tenha que parar um pouquinho no meio para fazer alguma outra coisa.
Uma das estratégias é caprichar na apresentação do tema.
O Assunto sempre traz uma abertura bacana, que ajuda quem ouve a construir na cabeça as imagens que não está vendo.
E, para isso, o podcast do g1 conta com tudo que é produzido pela Globo, uma parceria que também enriquece o conteúdo. "Essa estrutura do jornalismo da Globo permite que a gente tenha acesso às melhores apurações, acesso aos melhores jornalistas e também nos ajuda a chegar nos melhores especialistas, que a gente vai atrás para explicar a notícia da melhor forma possível", diz Mônica. "Eu acho que o fato de O Assunto ser um podcast feito por jornalistas, com uma equipe de jornalistas com muita responsabilidade com informação, com muito compromisso com a correção da informação, isso faz uma diferença enorme.
Não é à toa que O Assunto, no seu quinto ano de idade, segue sendo relevante, e ele segue sendo relevante porque as pessoas acreditam no conteúdo que elas ouvem.
Isso é muito importante", conclui Natuza.