Festival Interlagos mostrou que as montadoras estão animadas em trazer tecnologias eletrificadas ao país.
O g1 mostra detalhes do Lexus RX 450h+, primeiro híbrido da marca, e o Denza D9, uma van elétrica de luxo para 'patrões'.
Mais do que simplesmente carros novos, o Festival Interlagos deste ano mostrou a disposição das montadoras que atuam por aqui em apresentar suas novidades híbridas e elétricas ao cliente brasileiro.
Isso indica uma virada de chave do mercado nacional, cada vez mais se alinhando aos internacionais. Entre as atrações, BYD, GWM, Lexus, Neta e outras fabricantes lançaram soluções, tecnologias e novos carros.
Alguns dos lançamentos já têm data de chegada e preço definido, enquanto outros estão disponíveis nas concessionárias.
O g1 preparou uma lista dos destaques apresentados no evento.
Veja aqui. No vídeo acima, você conhece mais a fundo dois lançamentos "diferentões" que chegam ao mercado brasileiro: o Lexus RX 450h+, primeiro híbrido da marca, e o Denza D9, uma van elétrica de luxo sob medida para os "patrões". LEIA MAIS Elétricos e híbridos: conheça 8 modelos apresentados no Festival Interlagos Neta chega ao Brasil com dois modelos; o mais barato tem preço de HB20 Conheça a Omoda e Jaecoo, submarcas da Chery que chegam ao Brasil em 2025 Lexus RX 450h+ Lexus RX 450h+ Imagem: divulgação/Lexus O Lexus RX 450 h+ é um híbrido plug-in e o primeiro desse tipo de tecnologia da marca japonesa aqui no país, SUV de luxo que custa R$ 609.990 e que chega para disputar espaço com o Volvo XC90 (R$ 608.950). Ele é o primeiro da companhia com este tipo de motorização no Brasil.
O motor une um 2.5 aspirado a gasolina com dois elétricos.
A potência combinada é de 308 cv e o torque alcança 23,6 kgfm. A montadora oferece um wallbox da para todos os clientes, mas a bateria tem 18,1 kWh e garante autonomia de 56 km somente em modo elétrico.
Isso resulta em um consumo médio em modo híbrido de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, números pouco impressionantes. No interior, o destaque fica para tela de 14 polegadas para central multimídia, bancos com aquecimento e ventilação, ar-condicionado digital de três zonas, câmeras para visão 360° e acabamento macio ao toque, praticamente sem plástico duro. Denza D9 Denza D9 Imagem: André Fogaça/g1 Já o outro é a Denza D9, uma van com visual de um carro urbano e de patrão.
Ela será vendida no Brasil apenas em 2025 em versões com quatro e sete lugares, ambos com o mesmo requinte em poltronas reclináveis em couro Nappa para os passageiros. Ao estilo primeira classe de aviões comerciais, os assentos têm aquecimento, ventilação e massagem.
Na cabine há também uma geladeira, Smart TV retrátil, três carregadores de celular por indução, câmeras para chamadas de vídeo e teto solar panorâmico. A van D9 pode ter motor híbrido tradicional, plug-in e 100% elétrico, mas a BYD não informou quais versões serão vendidas por aqui. Denza D9 Imagem: André Fogaça/g1