De acordo com o agrônomo Daniel Mello, o Astroturismo nos Parques Brasileiros procura resgatar o contato com a natureza.
Conheça o projeto que deixa as pessoas mais perto dos astros O Globo Repórter desta sexta-feira (23) conheceu o Parque Estadual do Desengano, o primeiro da América Latina a receber o título de Dark Sky, ou Céu Escuro.
Além de observar os astros, o agrônomo Daniel e a equipe da UFRJ são guardiões dessa escuridão na cidade de Santa Maria Madalena, no estado do Rio de Janeiro.
Veja no vídeo acima.
"A gente faz o monitoramento da poluição luminosa para ver se não existe ameaças de fonte de iluminação que possa eventualmente diminuir a qualidade do céu." Daniel destaca ainda a importância de preservar a qualidade do céu noturno para que o turismo astronômico seja possível, além de resgatar o contato das pessoas com a natureza e os astros. "80% da população mundial vive em locais cuja observação da Via Láctea não é mais possível.
O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros procura fazer exatamente esse resgate, trazendo as pessoas para ter o contato com a natureza e novamente com os astros", pontua.
Fotografias do céu Astrofógrafo registra diversos pedaços do universo no Desengano A ligação com as estrelas está no coração e nos olhos do Igor Borgo.
O astrofógrafo registrou diversos pedaços do universo no Desengano.
Veja no vídeo acima.
"Virou uma paixão vir para cá fotografar o céu.
Ter esse céu à disposição é um privilégio para poucos.
É uma beleza que não cansa.
A gente diz que na astrofotografia a gente pega pedaços do universo e leva para casa com a gente." O Parque Estadual do Desengano é o primeiro da América Latina a receber o título de Dark Sky, ou Céu Escuro TV Globo/Reprodução Confira as últimas reportagens do Globo Repórter: A