Estações da Cetesb apresentam índice "bom" em toda a capital.
Cidades em diferentes partes do país amanheceram encobertas por fumaça de incêndios florestais no interior de São Paulo e na Amazônia.
Céu da cidade de São Paulo neste domingo (25) Rodrigo Rodrigues/g1 A cidade de São Paulo amanheceu diferente neste domingo (25).
Além de derrubar as temperaturas, a chegada de uma frente fria também melhorou significativamente a qualidade do ar. De acordo com a estações de medição da Cetesb, a Companhia Ambiental do estado, o índice é considerado "bom" em toda a capital, o oposto da situação registrada há uma semana, quando as medições apontavam qualidade "ruim" em boa parte da cidade, chegando a atingir "péssimo" no extremo Sul. A breve passagem da frente fria pelo município elevou a umidade e provocou chuvas neste sábado (24), ajudando a reduzir a concentração de partículas poluentes que estavam suspensas no ar. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a frente fria já começou a se afastar do território paulistano, seguindo em direção ao estado do Rio de Janeiro.
Porém, a aproximação de uma massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas e a umidade elevada até, pelo menos, a próxima quarta-feira (28). Fumaça das queimadas Na tarde de sexta-feira (23), o céu da capital paulista ficou alaranjado devido à fumaça proveniente das queimadas no interior do estado e também na Amazônia.
A combinação deste fator com a baixa umidade do ar, resultou na alta concentração de poluentes na atmosfera, podendo ser prejudicial para pessoas com doenças respiratórias. Cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) amanheceram neste domingo encobertas por fumaça.
Alguns voos chegaram a ser cancelados pela baixa visibilidade. Cidades pelo país amanhecem com céu encoberto por fumaça