Em entrevista ao g1, locutor falou sobre o início da carreira, as inspirações e as projeções para o futuro.
Documentário sobre o barretense, que traz emoção às arenas do Brasil, foi lançado durante o evento.
Adriano do Vale celebra 30 anos na Festa do Peão de Barretos 2024 Érico Andrade/g1 Voz que traz emoção para as arenas e com uma longa lista de finais de tirar o fôlego em competições em todo o país, Adriano do Vale celebra 30 anos de Festa do Peão de Barretos.
Reconhecido como um dos maiores locutores do Brasil, ele é responsável por narrar as provas de rodeio combinadas músicas nos intervalos das montarias.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Inspirado por Asa Branca, locutor conhecido como ‘lenda dos rodeios’ e que morreu em 2020, o barretense desenvolveu um estilo próprio, com capacidade de agitar e interagir com o público de forma única.
Isso atraiu diversas marcas e patrocinadores, catapultando ainda mais sua importância e relevância no maior rodeio da América Latina. Adriano do Vale completa 30 anos de locução na Festa do Peão de Barretos, em 2024.
O feito foi celebrado com o lançamento do documentário “Adriano do Vale - 30 anos de Barretos”, na última terça-feira (20), onde ele conta a sua história desde a infância, inspirações e feitos na carreira.
Ele também fará uma apresentação especial no domingo (25), último dia de evento e final do rodeio internacional. Em entrevista exclusiva ao g1, o narrador contou que está em um ótimo momento profissional e se sentindo bem consigo mesmo, colhendo tudo aquilo que plantou ao longo de sua trajetória.
“Eu sempre fui um cara de bem com todo mundo, nunca desejei o mal de ninguém.
Nunca fiz sacanagem.
Eu tenho a vida assim como a lei do retorno: você planta, você colhe.
E eu acho que eu estou colhendo os frutos agora do que eu plantei lá atrás”, diz.
Adriano do Vale celebra 30 anos na Festa do Peão de Barretos 2024 Érico Andrade/g1 LEIA MAIS O início da carreira Nascido Adriano Martins de Oliveira, na cidade de Barretos (SP), onde acontece o principal rodeio do Brasil, a paixão pela locução nas arenas começou cedo, ainda criança.
Contaminado pela energia contagiante das festas e dos locutores da época, ele gostava de imitar e reproduzir as narrações no chuveiro, ainda criança. Em 1991, quando Asa Branca já era consolidado e entrou na arena em um helicóptero, Adriano, então com 19 anos, teve uma ‘virada de chave’ e decidiu seguir o seu sonho.
Fez a primeira locução em Passos (MG), depois Cajuru (SP) e Teresina (PI).
Em Barretos, estreou em 1992, num rodeio de classificação que não era profissional.
Antes de seguir na carreira, teve que lidar com os "nãos" e com o desestímulo de quem não acreditava em seu potencial nas arenas. “Em 1993, um diretor de rodeio pediu para o Marcos Abud uma oportunidade para mim no rodeio.
Aí eu comecei.
E estou aqui em Barretos há 30 anos, Ribeirão Rodeio Music há 18, Jaguariúna há 11, Cajamar há 10 e assim vai, nas maiores festas do Brasil”, diz. Adriano do Vale celebra 30 anos na Festa do Peão de Barretos 2024 Érico Andrade/g1 Conexão com Barretos Após 30 anos de sua estreia no Parque do Peão, Adriano diz alcançar tudo o que sonhou.
Nascido e criado em terras barretenses, ele tem orgulho de fazer parte de uma festa que atingiu uma dimensão incrível, onde todos querem estar.
Ele não poupa elogios ao evento. “Barretos a gente não compara com nenhuma festa no Brasil.
Barretos é incomparável.
Todo mundo quer estar nessa festa.
Cantor, locutor, competidor, querem estar em Barretos.
É a vitrine para o mundo e para o Brasil.
Quem está em Barretos são os melhores”.
Em 11 dias de festa em 2024, a estimativa é que 900 mil pessoas passem pelo Parque do Peão, segundo a organização. Pelo menos mais 10 anos de estrada Mesmo com carreira consolidada e conquistando tudo o que sonhou, o locutor ainda não pensa em se aposentar.
Com agenda cheia e requisitado nos principais circuitos competitivos do país, ele pretende trabalhar mais para ser parte da história do rodeio brasileiro. “Hoje é consolidar mais ou menos 10 anos à frente e está ótimo.
Depois vem curtir igual todo mundo faz, vai descendo tomar uma cervejinha, sentar na arquibancada, tomar uma cerveja e curtir”, diz. Adriano do Vale tem forte inspiração em Asa Branca, mas adquiriu um estilo próprio de narração ao longo de sua carreira, com a introdução de músicas e com grande interação com o público, agitando a galera durante a montaria.
“O começo, eu me inspirei muito em Asa Branca.
Depois eu peguei meu estilo em dois, três anos.
Eu gosto muito, eu gosto de estar na estrada viajando.
Esse ano nós vamos terminar o ano com 37 festas de março a novembro, então é muita festa”. Adriano do Vale celebra 30 anos na Festa do Peão de Barretos 2024 — Foto: Érico Andrade/g1 Érico Andrade/g1 “Acredito que é uma evolução que a gente possa se misturar com uma festa que é tão tradicional, tão rica, linda e bem organizada com uma super, megaestrutura.
É maravilhoso que a gente possa levar o trio da gente, levar a energia da música baiana para uma festa tão tradicional”, diz.
O documentário lançado sobre a vida de Adriano traz histórias, depoimentos, gafes e memórias do apresentador desde a infância.
Atores de peso como Guito, que atuou na novela Pantanal, da TV Globo, foram escalados para a produção, que foi realizada na cidade de Barretos.
O filme pode ser acessado no YouTube. Adriano do Vale agita público na Festa do Peão de Barretos 2024 Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2024 Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região O documentário lançado sobre a via;traz histórias, depoimentos, gafes e memórias do apresentador desde a infância.
Atores de peso como Guito, que atuou na novela Pantanal, da Rede Globo, foram escalados pela produção, que foi realizada na cidade de