Natal, Currais Novos e Apodi lideram lista de municípios com mais denúncias registradas.
Veja como registrar irregularidades pelo aplicativo Pardal, do TSE.
Aplicativo é simples e pode ser utilizado por meio de login no Gov.br ou e-título Victor Lebre/g1 A Justiça Eleitoral recebeu 128 denúncias de propaganda irregular na campanha eleitoral de 2024 no Rio Grande do Norte em menos de uma semana, entre a última sexta-feira (16) e as 10h desta quarta-feira (21).
Os dados são do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o sistema foi liberado para os cidadãos na última sexta-feira (16), com o início do período de campanha.
Podem ser denunciadas irregularidades na propaganda online e na tradicional.
Participe do canal do g1 RN no WhatsApp O Rio Grande do Norte é o quarto do Nordeste com maior número de denúncias enviadas à Justiça Eleitoral pelo aplicativo até esta quarta (21), atrás de Pernambuco (659), Bahia (424) e Ceará (405).
A capital, Natal, é a cidade com maior número de casos, com 15 denúncias, seguida por Currais Novos (14), Apodi e Macau (ambas com 12).
Segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, Mossoró e Parnamirim tiveram 11 denúncias registradas, cada.
Natal - 15 Currais Novos - 14 Apodi - 12 Macau - 12 Mossoró - 11 Parnamirim - 11 São Bento do Norte - 10 Serra Negra do Norte - 7 São Miguel - 6 Severiano Melo - 5 Campo Redondo - 4 Itaú - 4 José da Penha - 4 São Gonçalo do Amarante - 3 Jardim do Seridó - 2 João Câmara - 2 Areia Branca - 1 Assú - 1 Boa Saúde - 1 Lajes - 1 Patu - 1 Upanema - 1 O Pardal é um sistema que possibilita ao cidadão noticiar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público casos de propaganda irregular.
Nas eleições municipais de 2020, mais de 2,5 mil denúncias foram registradas no Rio Grande do Norte.
Veja as notícias sobre as Eleições 2024 no Rio Grande do Norte aqui Os números são atualizados a medida que novas denúncias são registradas por meio do aplicativo Pardal, que pode ser baixado nos celulares gratuitamente através do Google Play e App Store.
É possível conferir os números em tempo real através do site oficial Pardal Web. Segundo Osmar Fernandes, coordenador de Sistemas Corporativos do TRE-RN, para realizar a denúncia, o usuário precisa se identificar por meio do e-título ou do gov.br e informar o candidato responsável pela irregularidade.
"O aplicativo também informa o que é vedado na propaganda irregular.
Ou seja, ele explica para o eleitor o que pode ou não pode antes mesmo de ele registrar a denúncia.
A denúncia vai direto para o juiz eleitoral", explicou.
Como denunciar No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. Dentro do aplicativo, há um botão que direciona as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
? Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo? SOS Voto, por meio do número 1491.? Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN