Notícias

Oficinas de arte Kaingang: resgatando técnicas ancestrais e promovendo a Sustentabilidade

Postado em 21 de Agosto de 2024


A Sancor Seguros e a Assindi (Associação Indigenista de Maringá) estão unindo forças para preservar a rica cultura Kaingang e promover a sustentabilidade das comunidades indígenas.

Por meio do projeto Sinuí, que oferece oficinas de arte, os artesãos Kaingang estão tendo a oportunidade de resgatar técnicas tradicionais e gerar renda com a venda de seus produtos. O Projeto Sinuí, cujo nome significa “bonito” ou “belo” na língua Kaingang, é uma verdadeira jornada cultural que se estende por quatro meses.

Em julho e agosto, as oficinas focaram em técnicas de trançado e tear, utilizando materiais tradicionais como a taquara, além de novos fios, para criar peças como chaveiros, jogos americanos, tapetes e fruteiras.

Esses itens foram comercializados na loja do MASP, uma das parceiras do programa. Nos próximos meses, as oficinas continuarão com o trançado e incluirão o tingimento natural, resgatando práticas ancestrais com a planta crajiru.

Além de agregar valor aos produtos, essa técnica reforça o vínculo dos artesãos com suas raízes culturais.

A partir de outubro, o projeto se expandirá para incluir oficinas de cerâmica, com o apoio de um profissional do SENAR-PR, revivendo uma arte tradicional do povo Kaingang. A colaboração da Sancor Seguros vai além da oferta de oficinas e materiais; ela é essencial para a comercialização dos produtos em lojas parceiras e na própria associação.

“Com a compra das produções, conseguimos tirar os indígenas das ruas e proporcionar um ambiente de trabalho mais digno na associação,” afirma Sheilla Souza, coordenadora do projeto. A presença dos indígenas em Maringá, muitas vezes alvo de preconceito, reflete sua rica história nômade e adaptativa.

Tradicionalmente, os povos indígenas percorriam vastas áreas do Paraná, e a venda de artesanato sempre foi parte integrante de sua cultura.

“Ao serem confinados em terras isoladas, diferente do seu padrão de transitar pela região, eles retornam às cidades para garantir sua sobrevivência e se conectar com as novidades locais,” explica Sheilla Souza.

Ela ressalta que, apesar das dificuldades, a mobilidade dos indígenas deve ser respeitada e valorizada, pois é uma parte essencial de sua identidade e modo de vida. A Sancor Seguros atua com apoio financeiro ativo na associação.

No ano passado, a seguradora adquiriu 150 peças trançadas por indigenistas que foram entregues para colaboradores e parceiros nos seu aniversário de 10 anos.

Divulgação Edward Lange, CEO da seguradora, destaca a importância dessa colaboração: “Estamos profundamente comprometidos com iniciativas que promovam a preservação cultural e a inclusão.

A parceria com a Assindi e o Projeto Sinuí é uma demonstração clara do nosso empenho em apoiar e proporcionar condições que permitam a essas comunidades prosperar e manter suas tradições vivas.

É uma honra para nós contribuirmos para um futuro em que a cultura Kaingang não apenas sobreviva, mas floresça.” Sobre a Assindi A Assindi acolhe universitários indígenas e a população Kaingang durante sua estadia na cidade.

A associação conta com um Centro Cultural que inclui um museu, loja e uma ampla área verde, aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h.

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados