Notícias

Escola pública implementa 'redário da leitura' para incentivar alfabetização no Pará

Postado em 26 de Agosto de 2024


Instituição atende 289 estudantes do 1º ao 5º ano e pretende estimular a socialização através da leitura.

Redário da leitura em escola do Guamá, em Belém Eliseu Dias / Ascom Seduc Uma escola pública do Pará resolveu implementar um "Redário da Leitura" para incentivar a alfabetização de alunos do bairro do Guamá, em Belém.

A iniciativa foi inaugurada na sexta-feira (23) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento XV.

O local atende 289 estudantes do 1º ao 5º ano e pretende estimular a socialização através da leitura.

Para a vice-diretora da unidade, essa metodologia faz com que as crianças se sintam pertencentes ao local, através das redes que já são comuns no cotidiano doa paraenses.

"Aqui, a maioria das nossas crianças dormem, se embalam, gostam de estar em redes e isso incentiva a leitura porque precisa vir de escolhas próprias da criança - que é o que a gente chama de leitura deleite.

Nesse espaço, a criança escolhe o livro que quer ler, deita e pode se deliciar com essa leitura, adquirindo novas informações.

Além disso, o redário também traz a ideia de zelar pelo meio ambiente porque ele precisa estar organizado, arrumado, limpo", detalhou Rosângela Paes. Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp Ainda de acordo com a educadora, o "Redário da Leitura" é um facilitador para o ensino-aprendizagem.

"O redário é um momento muito lúdico e se torna um facilitador no ambiente de 1º ao 5º ano porque não é algo impositivo, é algo que traz o prazer da criança em estar na escola e com isso o professor pode formatar sua aula em cima do espaço e pode trazer o aluno espontaneamente para que ele faça suas inserções no processo", destacou Rosângela. O estudante Otávio Soares, do 5º ano do Ensino Fundamental, conta que o Redário da Leitura vai ser muito bem aproveitado por ele e pelos colegas.

" Vamos poder ler com pessoas do lado também e quando a gente está lendo um livro, a gente imagina que está dentro do livro, da história.

Também acho que os colegas que ainda não sabem ler podem aprender mais rápido.

Isso vai incentivar mais, vamos aproveitar a hora do recreio e ter redes aqui significa um conforto também.

A minha leitura é boa, mas agora vou melhorar ainda mais", comentou. Para a articuladora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Paula Carvalho, a iniciativa vai possibilitar e potencializar cada vez mais a formação de leitores fluentes.

"É um espaço que vai ampliar a criatividade e a imaginação dos alunos, vai levá-los numa viagem que a gente só faz através da leitura, vai ampliar o conhecimento", finalizou. Redário Literário em escola pública no Pará Eliseu Dias / Ascom Seduc LEIA TAMBÉM Redário Literário: Crianças usam redes para aulas de leitura em escola pública em ilha de Belém VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará Confira outras notícias do estado no g1 PA

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados