A oficina de dança O Corpo que Habitamos, da Cia da Idea (RJ), será realizada de 27 a 29 de agosto.
Já a Mostra Grotesca Gruta realiza três oficinas de teatro ministradas por artistas pesquisadoras.
Cia da Ideia promove a oficina "O Corpo que Habitamos", em Belém Rodrigo Zeferino Nesta semana, premiadas companhias de arte promovem gratuitas de interpretação e dança voltadas ao público de Belém.
A oficina de dança O Corpo que Habitamos, da Cia da Idea (RJ), será realizada de 27 a 29 de agosto, na Casa Saulo Sisnando.
Já a Mostra Grotesca Gruta realiza três oficinas de teatro ministradas por artistas pesquisadoras das artes cênicas.
São mulheres que trabalham com comicidade em uma perspectiva contemporânea e decolonial.
Corpo que Habitamos Voltada ao público em geral e com entrada franca, a oficina “Corpo que Habitamos” pretende disponibilizar aos participantes ferramentas de conhecimento de uso do próprio corpo e criação a partir do autoconhecimento.
A oficina é promovida pela Cia da Idea (RJ), criada em 2006, que propõe uma produção multilinguagens, com artistas circenses, da dança de rua, dança contemporânea, atores e músicos. O laboratório de criação possibilitará que os participantes desenvolvam suas capacidades de interpretar sem a rigidez de uma estética de dança única, porém trabalhando conceitos amplos de dança como espacialidade, gravidade e suspensão, ritmo, coordenação, intenções de movimento, memória e improvisação. O encontro será conduzido por Alessandro Brandão e Renata Reinheimer, dois experientes artistas.
Brandão atua como diretor de teatro, cinema e dança.
Dirigiu espetáculos como “A casa de Bernarda Alba”, de Garcia Lorca; “O santo e a Porca”, de Ariano Suassuna; e “O Balcão”, de Jean Genet.
Integrou a Cia de Dança baSiraH por 11 anos, para quem dirigiu e coreografou o espetáculo “eu só existo quando ninguém me olha”.
Em 2007, Alessandro recebeu o Prêmio SESC de melhor ator, e em 2009, o Prêmio Candango de melhor ator de curta metragem no festival de Brasília do cinema Brasileiro.
Como bailarina, Renata Reinheimer trabalhou com as seguintes companhias: Esther Weitzman Cia de Dança, Focus Cia de Dança e Marcia Rubin Cia de Dança.
Foi ensaiadora e preparadora corporal da Cia.
Harappa Dança Teatro com direção de Claudia Mele, Focus Cia.
de Dança com direção de Alex Neoral e Dupla de Dança Ikswalsinats com direção de Gustavo Ciríaco e Frederico Paredes.
De 2000 a 2004 trabalhou como pesquisadora da cidade do Rio de Janeiro fazendo parte do projeto Rumos Dança – Itaú Cultural.
O projeto conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Lei Rouanet e apoio do SESI Pará para sua realização. Ana Marcelino na pela de personagem bufa Liliane Moreira Grotesca Gruta A Mostra Grotesca Gruta promove três oficinas e um bate papo no espaço Casa SES, localizada na Boulevard Castilhos França, em Belém.
Oficina “Corpo-mandinga”, com Antônia Vilarinho O corpo-mandinga são “pretagogias” para processos criativos para cena que proporciona o aquecimento interno e possibilita “corpo presente”, as relações entre a dança os jogos da palhaçaria, a ginga da capoeira angola e a conexão entre mandinga, o visível o invisível o corpo e a energia a criação e materialização o imaginário os improvisos e a criatividade.
A oficina tem por objetivos estimular reflexões e subjetividades através des corporeidades afro centradas, relacionar pedagogias da palhaçaria e culturas pretas com a proposta decolonial-antirracista, conhecer alternativas metodológicas teatrais, palhaçaria e capoeira e macumbarias do riso, propor através das práticas pedagógicas da palhaçaria de terreiro e corpo mandinga nas bases decoloniais-antirracista na educação e direitos humanos na diversidade. Oficina “Tá rindo de quê? Dramaturgias decoloniais do corpo cômico”, com Andrea Flores Nesta oficina, a dramaturgia do corpo cômico consiste no arcabouço de materiais que os atuantes dispõem e organizam no próprio corpo, para a composição de estratégias de atuação.
Serão experimentadas diferentes estratégias para a construção e composição de corpos cômicos, palhaços ou não, bem como seus modos de organização cênica, na contramão dos regimes de colonialidade.
Tais estratégias têm em comum a busca por estados diversos e singulares, que revelam tessituras culturais na invenção do cômico, tensionando, em cena, hierarquias epistêmicas, espirituais, raciais/étnicas e de gênero/sexualidade.
A oficina busca instrumentalizar atuantes com ou sem experiência em comicidade na invenção de um repertório dramatúrgico de atuação, que tem por princípio o respeito e a potencialização da diversidade e das insurgências políticas e culturais envolta na produção do riso.
Oficina “Isso não é um bufão”, com Ana Marceliano Diferente de outras modalidades de cômicos, o bufão se distingue pela agressividade e pelo caráter grotesco de sua figura.
Todo o tipo de deformidade é matéria do riso para a bufonaria, entendendo aqui deformidade como aquilo que deforma o sistema, foge aos padrões, está à margem, fere a ordem e os bons costumes.
A oficina convida os participantes a encontrar seu corpo cômico a partir de um mergulho em suas memórias e em conteúdos pessoais indesejados ou pouco conscientes.
Com jogos improvisacionais e exercícios práticos de cena os participantes serão introduzidos a linguagem da bufonaria e instigados a despertar seu corpo cômico, crítico e desobediente.
A oficina é fruto da pesquisa em bufonaria matuta, desenvolvida pela artista há quase uma década, praticando a linguagem em experimentação com a rua.
Na oficina estão sistematizadas as práticas improvisacionais de criação desta máscara-corpo, tema da dissertação de mestrado da artista Ana Marceliano.
Serviço: Oficina “O corpo que habitamos” Professores: Alessandro Brandão e Renata Reinheimer Local: Teatro Casa Saulo Sisnando - Tv.
Quintino Bocaiúva, 2003 - Nazaré - Belém (PA) Datas e horários: 27 a 29 de agosto de 2024 – Terça a Quinta, horário 19h às 22h (com intérprete de Libras) Classificação indicativa: a partir de 15 anos Vagas: 25 vagas Gratuito Inscrições online. Oficinas Mostra Grotesca Gruta Oficina "Corpo Mandinga" com Antônia Vilarinho Data: 2 a 6 de setembro de 2024 Horário: 8h às 12h Valor: Público em Geral: R$35 / Empresário/Convênio R$ 30 / Trabalhador do Comercio / Dependentes: R$ 21 Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso Oficina “Tá rindo de quê? Dramaturgias decoloniais do corpo cômico” com Andrea Flores Data: 2 e 3 de setembro de 2024 Horário: 14h às 19h Valor: Público em Geral: R$23 / Empresário/Convênio: R$ 15 / Trabalhador do Comércio / Dependentes: gratuito Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso Oficina "Isso não é um Bufão" com Ana Marceliano Data: 4 e 5 de setembro de 2024 Horário: 14h às 19h Valor: Público em Geral: R$23 / Empresário/Convênio: R$ 15 / Trabalhador do Comércio / Dependentes: gratuito Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso