O objetivo do simulado é garantir que todos os sistemas de transmissão e apuração de dados funcionem corretamente no dia do pleito.
TRE do Pará realiza simulado de transmissão para o 2º Turno das Eleições 2024 em Santarém TV Tapajós/Reprodução Nesta quarta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou um simulado de transmissão das Zonas Eleitorais 20, 83 e 104 em Santarém, no oeste do Pará, como parte da preparação para o 2° Turno das Eleições Municipais.
O procedimento foi coordenado por Daniel Lima, coordenador de Sistemas (Cosis). Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp O objetivo do simulado é garantir que todos os sistemas de transmissão e apuração de dados funcionem corretamente no dia do pleito, prevenindo imprevistos e assegurando agilidade e segurança no processo eleitoral. A programação contou com a participação de técnicos e voluntários em Santarém TV Tapajós/Reprodução Com isso, o simulado teve dois focos principais: Testar a configuração inicial e conectividade dos equipamentos de transmissão: Isso inclui equipamentos de transmissão satelital (BGANs) e internet via Kit JEConnect. Avaliar o desempenho dos sistemas de totalização em alta demanda: A atividade simulará o envio de dados em tempo real, permitindo que as equipes pratiquem e se familiarizem com os procedimentos que serão seguidos no dia das eleições. Simulado de transmissão O simulado de transmissão é uma etapa essencial para testar a conectividade entre os pontos de transmissão e os servidores centrais do TRE do Pará.
Durante a simulação, serão recriadas situações que podem ocorrer no dia das eleições, como a transmissão de dados das urnas eletrônicas a partir de locais remotos.
Para isso, serão utilizadas diferentes tecnologias, como o sistema JE-Connect (JEC), que permite o envio direto dos boletins de urna, acelerando o processo de totalização dos votos, e a tecnologia BGAN, que utiliza comunicação via satélite para garantir acesso à internet em áreas remotas. 83ª ZE: possui 335 seções eleitorais e 37 pontos de transmissão, sendo 8 pelo JE-Connect e 29 pontos de BGAN. 20ª ZE: conta com 242 seções eleitorais e 41 pontos de transmissão, sendo 18 pelo JE-Connect e 23 pontos de BGAN. 104ª ZE: tem 257 seções eleitorais e 25 pontos de transmissão, com 7 pelo JE-Connect e 18 pontos de BGAN. Além dos testes de conectividade, o simulado é para identificar possíveis falhas e garantir que as equipes estejam familiarizadas com os procedimentos a serem adotados.
A programação contou com a participação de técnicos e voluntários. VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região