Notícias

O enigma italiano: é uma uva ou um lugar?

Postado em 27 de Agosto de 2024


O enigma italiano: é uma uva ou um lugar? Sejamos sinceros: o mundo dos vinhos italianos não é dos mais fáceis de entender.

Diferente dos vinhos do Novo Mundo onde a uva é a informação mais relevante e está estampada claramente no rótulo, na Itália nem sempre isso é especificado.

Um bom exemplo são os vinhos do Piemonte: Barbera, Barbaresco e Barolo.

Enquanto Barbera se refere à uva tinta do mesmo nome e pode ser complementada pelo local de origem (Barbera d’Alba ou Barbera d’Asti, só para citar dois casos), Barbaresco e Barolo são elaborados coma uva tinta Nebbiolo e pegam o nome dos locais onde são produzidos, respectivamente as pequenas aldeias de Barbaresco e Barolo.

Para conhecer melhor os vinhos do Piemonte, você pode experimentar os grandes rótulos da vinícola Michele Chiarlo, uma das mais tradicionais da Itália, respeitada internacionalmente pela qualidade de suas bebidas.

Já outros vinhos exibem no rótulo o nome da uva e o local de produção, como o Primitivo di Manduria, um tinto da região da Puglia, no sul da Bota, elaborado com a uva Primitivo cultivada na Denominação de Origem da pequena cidade de Manduria.

Um exemplo é o Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP, um vinho envolvente com aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta.

Em boca, é aveludado, com taninos finos e macios, e tem um toque de baunilha e café.

Amadurece em barris de carvalho francês e americano por 12 meses e é perfeito para acompanhar carnes vermelhas e pratos com temperos fortes.

Divulgação O Montepulciano d’Abruzzo é outro vinho que traz no rótulo a indicação sobre a uva empregada, a Montepulciano, e o local de plantio, a região Abruzzo, no centro da Itália.

Aqui a coisa pode gerar um pouco de confusão a mais, pois na Toscana há uma cidade chamada Montepulciano onde é produzido um famoso vinho conhecido como Vino Nobile di Montepulciano (vinho nobre, em português).

Mas, nesse caso, Montepulciano se refere ao local de origem e não a uva, que é a Sangiovese.

Divulgação A Sangiovese é muito famosa, pois é usada para produzir os Chiantis e os Brunellos di Montalcino.

Inclusive, Brunello é só outro nome para Sangiovese.

Quer conhecer todos esses vinhos italianos? A Porto a Porto tem um rico portfólio para atender a demanda de redes de supermercados, restaurantes e lojas especializadas.

Entre em contato com um de nossos representantes e descubra o catálogo!

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados