Jogador uruguaio passou mal durante jogo contra o São Paulo na quinta-feira (22).
Segundo o clube, Juan Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca.
Zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo desmaiou durante a partida entre São Paulo e Nacional pela Copa Libertadores da América, no Morumbis, no dia 23 de agosto de 2024 TV Globo/Reprodução O jogador do Nacional do Uruguai, Juan Izquierdo, segue internado na UTI do Hospital Albert Einstein após passar mal durante uma partida contra o São Paulo da Copa Libertadores, na quinta-feira (22).
Segundo o clube, Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca.
Izquierdo, de 27 anos, está "dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico", segundo boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (26).
As arritmias são alterações no ritmo cardíaco normal.
O coração pode bater muito rápido, muito devagar ou com um ritmo irregular. "Arritmia significa que o coração saiu do ritmo, ou seja, ele está contraindo com uma frequência maior do que 100, que é taquicardia, ou está contraindo com uma frequência menor que 60, que é bradicardia", explica o cardiologista Flávio Cure, coordenador do Centro de Estudos do Hospital CopaStar. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), é normal que a frequência cardíaca acelere durante a atividade física e diminua durante o repouso ou sono.
No entanto, um ritmo irregular frequente pode significar que o coração não está bombeando sangue suficiente para o corpo. Causas das arritmias As causas não são tão bem definidas, sendo algumas de nascença, de acordo com o Hospital Albert Einstein.
O hospital explica que as arritmias podem ser decorrentes de problemas no músculo do coração, como infarto, insuficiência cardíaca ou doença de Chagas.
Outras situações também podem desencadear uma arritmia, como medicamentos, anemia, desidratação, infecções, estresse, atividade física e ansiedade também pode mudar o ritmo das batidas do coração. Sintomas Flávio Cure explica que o paciente que tem arritmia muitas vezes não tem sintomas, mas ele pode ter a sensação de cansaço e palpitação.
"Ele pode até ter desfalecimento quando a arritmia é tão intensa que a contração atrial deixa de ser eficaz e o sangue não vai para o cérebro", completa o cardiologista. Outros sintomas incluem: Ansiedade Dor ou desconforto no peito Confusão Dificuldade para respirar ou respiração ofegante durante o sono Tonturas e desmaios Cansaço ou fraqueza Tem como prevenir? Caso o paciente tenha alto risco de arritmias, algumas atitudes podem ajudar a previni-las, segundo o NIH. Evite gatilhos para arritmias.
Obtenha tratamento para outras condições de saúde que podem causar arritmias. Faça mudanças de estilo de vida saudáveis ??para o coração , como escolher alimentos saudáveis ??para o coração, ser fisicamente ativo, buscar um peso saudável, parar de fumar e controlar o estresse. Fale com seu médico se precisar de cirurgia cardíaca.