Dados são desta terça-feira (27); qualidade do ar era 'muito ruim' na segunda-feira (26).
Medição é feita na estação automática de qualidade do ar, localizada na Fercal.
Amanhecer em Brasília nesta terça-feira (27) TV Globo/Reprodução A qualidade do ar no Distrito Federal está "moderada" nesta terça-feira (27), segundo medição feita pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), indicando melhora da condição atmosférica na capital.
Na segunda-feira (26), a qualidade do ar era "muito ruim".
Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Desde a manhã de domingo (25), o céu da capital é encoberto por fumaça proveniente de incêndios no interior de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros.
A situação continuou na segunda, mas o céu amanheceu um pouco mais limpo nesta terça-feira. Os dados são coletados por meio da estação automática de qualidade do ar, localizada na Fercal.
No domingo, a qualidade do ar chegou a "péssima". Pesquisador fala sobre qualidade do ar em Brasília Rafael da Franca, coordenador do laboratório de Climatologia da Universidade de Brasília (UnB), a atmosfera está muito carregada de poluentes por causa das queimadas.
Somado a isso, uma frente fria vinda do Sul ajudou a "espalhar" a fumaça por todo o território nacional (veja vídeo acima).
Fumaça tomou conta do DF Vídeo acelerado mostra avanço da fumaça no Distrito Federal.
Imagem: SEMFOGO-DF O projeto "Sem Fogo-DF", que identifica incêndios e ajuda no combate às queimadas no Distrito Federal, registrou por meio de imagens a transformação vivida em Brasília em pouco mais de 12 horas, no domingo (25) (veja vídeo acima). O vídeo começou a ser gravado às 5h58 e foi encerrado às 19h59, com uma câmera posicionada na Torre de TV Digital, em Sobradinho.
Na edição com as imagens aceleradas é possível perceber como o evento climático extremo transformou o céu azul em uma "cortina de fumaça". Fotos do pôr do sol em Brasília, nesta segunda-feira, também chamaram a atenção pela intensidade da cor.
O sol apareceu completamente vermelho no céu cinzento. Sol avermelhado visto por moradores do Setor nesta segunda (26), no DF. reprodução LEIA TAMBÉM: Incêndios florestais no DF aumentam 91% em julho de 2024; veja regiões mais atingidas Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.