Notícias

Baixada Santista e Vale do Ribeira, SP, recebem mais de 45 profissionais do programa Mais Médicos

Postado em 27 de Agosto de 2024


Ao todo, 13 municípios da região foram contemplados com vagas, segundo o Ministério da Saúde.

Confira como será a distribuição das vagas.

Programa Mais Médicos Marcelo Camargo/Agência Brasil A rede de saúde pública da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, no litoral e interior de São Paulo, respectivamente, recebem 49 novos médicos.

Os profissionais são destinados aos municípios por meio do 38° ciclo do programa Mais Médicos, do governo federal.

Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. Segundo o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo foi contemplado com 457 médicos selecionados no edital do programa.

Do número total, 35 atenderão a região da Baixada Santista e 14 no Vale do Ribeira (confira os municípios abaixo).

O programa federal foi retomado em 2023, após não ter continuidade a partir de 2019.

A iniciativa busca garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, ou seja, onde não há disponibilidade de ações, serviços e políticas de saúde. Além disso, o programa permite aos profissionais a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis. Baixada Santista Segundo o Ministério da Saúde, oito municípios da Baixada Santista foram contemplados com vagas, sendo destinados oito médicos em Praia Grande, sete em São Vicente, seis em Santos e Guarujá e cinco em Peruíbe.

Apenas um profissional será destinado para Itanhaém, Bertioga e Mongaguá.

Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o município foi contemplado com oito vagas, mas não há uma data de previsão nem estão definidas quais unidades eles deverão ser destinados. Ao g1, a Prefeitura de São Vicente informou que, das vagas destinadas ao município, quatro delas foram preenchidas até o momento.

Os profissionais da saúde se reunirão na Secretaria de Saúde nesta terça-feira (27) para o direcionamento dos locais onde irão atuar. Já a Prefeitura de Santos informou que há seis vagas para profissionais médicos, sendo que quatro foram preenchidas.

Os profissionais foram destinados às policlínicas Piratininga, Areia Branca, São Bento e Nova Cintra, e já iniciaram os atendimentos. A Prefeitura de Peruíbe disse que os três profissionais do 38º ciclo do programa foram alocados nas Unidades de Saúde da Família (USAFAs) Santa Isabel, Vila Peruíbe e Guaraú. Vale do Ribeira Já no Vale do Ribeira, os profissionais serão distribuídos em cinco municípios: oito médicos serão destinados para Registro, três para Apiaí e outros três em Itapirapuã Paulista, Juquiá e Miracatu, sendo um profissional para cada município.

O g1 entrou em contato com os demais municípios contemplados, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.

Brasil Neste ciclo, o programa ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições em todo o Brasil.

Do total, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil.

Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior.

Na região Sudeste, serão alocados um total de 853 profissionais e, atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem todo o país.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados