Notícias

Estudo inédito sobre inclusão econômica e geração de renda da população LGBTQIA+ no Brasil será lançado em Salvador

Postado em 27 de Agosto de 2024


Lançamento acontecerá no dia 29 de agosto, às 17h, na Casa Vale do Dendê, localizada no Pelourinho.

Nanda Costa, Fred Nicácio, Carmo Dalla Vecchia e Raquel Virgínia participam do lançamento em Salvador Orlando Avila/Fabiano Battaglin/TV Globo/Renan Ramos O estudo inédito "Inclusão Econômica e Geração de Renda da População LGBTQIA+ no Brasil: Desafios, Iniciativas e Financiamentos" será lançado na quinta-feira (29), às 17h, na Casa Vale do Dendê, localizada no Pelourinho, em Salvador.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. O lançamento da pesquisa contará com a presença dos responsáveis pelo estudo no Brasil e dos coordenadores do Fundo Positivo, organização que financia ONGs LGBTs em todo o país, Élida Miranda e Harley Henriques, além dos embaixadores do projeto, Fred Nicácio, Nanda Costa, Carmo Dalla Vecchia e Raquel Virgínia. Brasil registra 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ em 2023, uma a mais que 2022, e segue como país mais homotransfóbico do mundo A pesquisa, realizada entre 2023 e 2024, revela dados alarmantes sobre as barreiras econômicas enfrentadas pela população LGBTQIA+ no Brasil, especialmente pessoas trans e travestis, que compõem o grupo mais vulnerável. “Os resultados do levantamento mostram a necessidade de mais políticas públicas voltadas para a nossa comunidade, com especial atenção na população transsexual”, ressaltou Harley Henriques, coordenador do Fundo Positivo. LEIA TAMBÉM Ambulatório municipal especializado em saúde LGBTQIA+ é inaugurado em Salvador Diversidade sexual: 204 mil baianos se declaram homossexuais ou bissexuais, aponta IBGE O estudo destaca a importância dos projetos de inclusão econômica liderados pela própria comunidade LGBTQIA+, com foco em treinamento profissional e cursos de empreendedorismo.

No entanto, a maioria das organizações entrevistadas relatou que apenas 25% dos participantes conseguem manter um emprego formal ou um empreendimento por mais de 12 meses, indicando a necessidade de maior suporte financeiro e de políticas públicas inclusivas. No evento, serão discutidas as iniciativas de financiamento e sustentabilidade dos projetos de inclusão econômica.

Apesar dos esforços, apenas 68,1% das iniciativas contam com financiamento externo, e quase metade nunca recebeu apoio financeiro. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados