Notícias

Eudes Barros promete construir um posto médico no bairro da Pirâmide e diz que recurso de Raposa é 'muito pouco'

Postado em 27 de Agosto de 2024


O candidato foi entrevistado nesta terça-feira (27), no Bom dia Mirante.

Eudes Barros falou de assuntos referentes à educação, coleta de lixo, pavimentação e sobre o desenvolvimento da pesca e do turismo.

Eudes Barros falou de assuntos referentes à educação, coleta de lixo, pavimentação e sobre o desenvolvimento da pesca e do turismo Reprodução/TV Mirante O Bom dia Mirante recebeu, nesta terça-feira (27), o atual prefeito da cidade de Raposa e candidato, pelo Partido Liberal, à reeleição, Eudes Barros.

A programação faz parte da série de entrevistas com os candidatos às prefeituras da região da Grande São Luís.

Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp Na entrevista, liderada pelos apresentadores Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, Eudes Barros falou de assuntos referentes à educação, coleta de lixo, pavimentação e sobre o desenvolvimento da pesca e do turismo como atividade econômica no município.

O candidato foi eleito vereador de Paço do Lumiar por dois mandatos (de 1997 a 1996) e cinco vezes em Raposa (de 1997 a 2016), onde também foi eleito, seis vezes, presidente da Câmara Municipal.

Eudes defendeu sua atuação quanto ao desenvolvimento da educação frente a nota abaixo da média esperada no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Na verdade, Raposa até avançou, por mediante de como recebemos Raposa, com nosso IDEB, realmente, baixo, enfrentamos as dificuldades das escolas, com nossos prédios todos em situações precárias e reconstruímos 50% das nossas escolas, climatizando, com internet, com computadores, fazendo com que a nossa educação evoluísse.

De lá para cá, nós melhoramos.

Sei que ainda falta muito, estamos trabalhando para chegar nos nossos objetivos, mas, hoje, a educação da Raposa, dos 3 anos e sete meses da gestão do prefeito Eudes, deu um avanço." Eudes Barros, candidato a prefeito de Raposa, é entrevistado no Bom Dia Mirante Eudes também atribuiu os baixos índices na educação aos antigos gestores do município e à pandemia de covid-19.

O candidato também falou que as escolas oferecem três refeições diárias para os alunos, além de ofertar atividades complementares em sala de aula.

Segundo ele, além dessas iniciativas, a construção da Escola Militar, na sua gestão, também contribuiu para que o município de Raposa melhorasse. Para reverter isso, o candidato à reeleição disse que atua na qualificação dos professores, assim como a manutenção do Seamar, que é um controle de avaliação com os alunos, com avaliações periódicas.

Além disso, ele defendeu a inclusão de alunos autistas, com acompanhamento pedagógico e neuropediátrico.

“Aquele aluno que nós sentimos que tem uma dificuldade, há um acompanhamento com a família e com o aluno junto com a nossa equipe pedagógica, com nossos psicólogos e com toda uma estrutura de profissionais voltados para a educação para sanar essa deficiência, caso exista.

Mas, evidentemente, que daqui pra frente Raposa está em outro patamar na questão da educação.

Na questão dos nossos alunos autistas, nós temos a inclusão que antes não tinha, nós temos acompanhamento neuropediátrico, acompanhando cada passo com seus familiares, dando a essas crianças a oportunidade de está em sala de aula com os demais colegas e eu tenho certeza que melhorou.

Os pais sabem do que estou falando da educação da Raposa que era antes e o que era agora.” Coleta de lixo regular Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que cerca de 28% da população de Raposa não possui coleta de lixo regular.

Segundo Eudes, o que justifica isso é a falta de pavimentação em todas as ruas do município.

“Porque ainda não temos uma estrutura de pavimentação em todas as ruas.

Onde temos uma trafegabilidade de asfalto e de ruas, o carro passa.

Melhora muito a questão da limpeza da Raposa.

Nós temos a coleta diária, com três coletores e cinco caçambas, que fazem a coleta desse lixo e levam para o distrito de Rosário, onde é feito o descarte deste lixo.

No nosso município nós não temos aterro, então é levado para Rosário toda a coleta do lixo da Raposa." Além disso, para resolver este problema, é necessário conscientizar a população quanto ao descarte regular de lixo.

"Agora falta fazer um trabalho na questão das escolas, na questão da educação, a questão da coleta do lixo.

Muita das vezes o caminhão do lixo termina de passar e aí vai morador e coloca o lixo, aí eu fico sem entender.

Mas é um trabalho que, aos poucos, estamos conscientizando as pessoas.

Como eu sempre falo, a cidade é de todos nós.

Todos nós temos o dever de cuidar dela e de zelar dela.

Eu, como gestor, sou o principal gerente de tudo isso, mas eu sozinho não vou conseguir fazer a cidade que queremos, a população também tem que colaborar com a gestão.” Infraestrutura Sobre a falta de pavimentação em todas as ruas do município, o atual prefeito atribuiu ao ‘muito pouco’ recurso próprio ofertado, e que este não atende a demanda do município.

Em contrapartida, ele defendeu que foi o gestor que mais fez ‘ruas e asfaltos, com emenda parlamentar’.

“O recurso da Raposa não é esse recurso todo.

O nosso recurso próprio é muito pouco, não dá pra atender toda a nossa expectativa.

Mas eu fui um prefeito que mais fiz ruas e asfalto, com a emenda parlamentar, do meu grupo político que sempre tem colocado emendas direcionadas para pavimentação.

E com isso conseguimos fazer muito mais do que todos aqueles que passaram pela prefeitura, mas falta muito.” "Hoje estou em uma fase de reconstruir e de fazer, porque os que passaram não fizeram e nem reconstruíram.

Chegou em um momento que não tinha jeito, ou você faz ou não faz.

Nós tínhamos escolas na Raposa que estavam com telhados para desabar e hoje todas as nossas escolas que estamos reconstruindo, que eu não digo nem reformar, mas reconstruir, porque estamos praticamente começando do zero.

Estamos entregando uma sala de aula totalmente climatizada, diferenciada daquilo que era antes.

E com isso nós melhoramos a questão do nosso ensino.” Taxa de iluminação pública “A taxa de iluminação pública ela é calculada em cima do seu consumo.

Houve um reajuste, de acordo com a Anatel e de acordo com os índices de reajuste, não foi nada fora do normal, até porque Raposa estava muito tempo sem ter esse reajuste.

Teve esse reajuste, mas se teve dessa forma [abusiva], eu vou procurar avaliar e ver a sua colocação e vamos tomar as providências.” Saúde O Ministério Público do Maranhão (MPMA) constatou, em 2023, que o município de Raposa não possuía ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Para oferecer o serviço, Eudes falou que já está com um decreto para o recebimento de duas ambulâncias para o município.

“Vai mudar agora, porque Raposa vai receber duas ambulâncias do Samu, já estou com a Portaria.

Após as eleições, vamos abrir o processo de licitação e vamos entregar, até o final do ano, duas ambulâncias do Samu para o município de Raposa.

É aquilo que eu falei, tínhamos que procurar recursos e parcerias para atender nossa necessidade.” O candidato destacou, ainda, a construção de um posto médico no bairro da Pirâmide.

“No povoado da Pirâmide, por exemplo, nós não temos um posto médico, mas agora vai ter, na administração do prefeito Eudes, também já estou com a Portaria, e, após as eleições, nós vamos dar início ao processo de licitação e, após o ganhador, dar início as obras ali naquela comunidade da Pirâmide, que vai receber um posto médico na gestão do prefeito Eudes.” Desenvolvimento da pesca “A pesca é uma fonte de renda do município.

Nós temos hoje 31 embarcações, que era a antiga Copama, que hoje faz parte do município de Raposa.

Essas embarcações foram distribuídas para os nossos pescadores, onde eles fazem essa pesca, traz o peixe para a Raposa.

É uma forma de fazer com que a economia local circule dentro do município". "Nós temos voltado para eles [pescadores], dentro da Secretaria de Pesca, os cursos que são oferecidos juntamente com a Capitania dos Portos.

Também temos levado parceria com o Sebrae, onde ali eles tem a oportunidade de saber em como chegar e alcançar uma linha de crédito, para melhorar o seu sistema de pesca no município de Raposa.

Então, assim, hoje Raposa, apesar da quantidade de peixe ser menor do que era antigamente, ela ainda abastece a economia local como aqui em São Luís.” Turismo como atividade econômica “O turismo hoje na nossa gestão ele aumentou muito.

A questão da limpeza, porque todo turista quer chegar em uma cidade e quer ver uma cidade limpa.

Nós temos a Guarda Municipal dando apoio ao turista que chega na nossa cidade.

Nós temos um trabalho feito com os nossos barqueiros, nós tivemos um trabalho feito para os nossos restaurantes.

Todos os nossos garçons tiveram a oportunidade de fazer cursos que o município, em parceria com o Sebrae ou outras instituições, levaram até a esses prestadores no município de Raposa.

E hoje os nossos restaurantes são muito falados aqui em São Luís e por muita gente de fora do Maranhão, que visitam Raposa.

Então a gente tem feito um trabalho com todo esse pessoal para que realmente garanta, cada vez mais, vinda de novos turistas para o município de Raposa.

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados