Notícias

André Fernandes (PL) se manifesta após perder eleições em Fortaleza: 'A nossa campanha foi um sucesso'

Postado em 27 de Outubro de 2024


Com 100% das seções apuradas, Evandro teve 50,38% e derrotou André Fernandes (PL), que teve 49,62%.

Essa foi a única vitória do PT em capitais em 2024.

Eleições municipais: Evandro Leitão (PT) é eleito prefeito de Fortaleza (CE) Candidato concorrendo à Prefeitura de Fortaleza no segundo turno, André Fernandes (PL) se manifestou neste domingo (27) após a apuração das urnas.

Ele teve 49,62% dos votos, perdendo numa votação disputada para Evandro Leitão (PT), que obteve 50,38% dos votos válidos. Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp Veja no g1 a apuração das urnas de Fortaleza e de Caucaia "A nossa campanha, independente desse resultado, já foi um sucesso, já foi histórico aqui em Fortaleza.

A gente conseguiu mostrar que não só Fortaleza, mas o estado do Ceará, está nessa nova direção, rumo à mudança, rumo à prosperidade, rumo a algo nunca vivido antes.

Saio daqui muito feliz, com uma campanha limpa, sem toma lá dá cá, não negociei secretaria, não fiz nenhum jogo de loteamento de espaço público, e esse resultado apertado pra gente significa uma vitória", disse André. "Ao povo de Fortaleza, aos que votaram em mim, eu não desistirei de vocês.

Contem comigo.

Eu tenho apenas 26 anos de idade.

E é por isso que a minha trajetória ainda é longa.

Eu ainda tenho muito o que fazer não só por Fortaleza, mas pelo estado do Ceará", continuou o candidato derrotado. Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza após uma acirrada disputa com André Fernandes (PL).

Somente com 99% das seções apuradas, o petista foi declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram mais de 1.420.681 de votos válidos, sendo 2,92% de votos nulos e 1,64% de votos em branco.

Evandro Leitão virou a situação em relação ao primeiro turno.

André Fernandes havia terminado na frente com 40,20% e Evandro com 34,33%. O g1 acompanhou a apuração em tempo real.

A disputa foi voto a voto e, em certo momento, a diferença entre os candidatos era de apenas um voto.

Com 100% das urnas apuradas, a diferença de votos entre eles foi de quase 11 mil. LEIA TAMBÉM: Acompanhe como foi a votação e o que disseram André Fernandes e Evandro Leitão Acompanhe o dia de votação do segundo turno em Fortaleza e em Caucaia Evandro Leitão foi o único prefeito do PT eleito em uma capital em 2024.

A escolha do deputado estadual, recém-filiado ao PT, foi uma aposta do ministro da Educação, Camilo Santana, e deixou mais evidente, ao longo da campanha, o racha entre os irmãos Ferreira Gomes. O senador e ex-governador Cid Gomes (PSB) entrou na campanha do petista, especialmente no segundo turno, quando a chapa de esquerda tinha o desafio de reverter uma diferença de cerca de 80 mil votos em relação ao candidato do PL, André Fernandes, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar. Cid atuou diretamente na mobilização de prefeitos de municípios do interior que fortaleceram a campanha de Evandro em Fortaleza na reta final. Evandro teve, durante a campanha, apoio de aliados do PT. Davi Rocha (Sistema Verdes Mares/SVM) O irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, que segue no PDT, chegou a fazer declarações duras contra o candidato petista.

Outras lideranças do partido ligadas ao ex-governador pedetista apoiaram publicamente Fernandes na segunda etapa da disputa municipal, entre elas, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e um grupo de vereadores da Capital ligados a Ciro. Ciro e seus aliados, inclusive, sofreram críticas de nomes ligados à esquerda e até mesmo de correligionários pedetistas com a guinada à direita no segundo turno do pleito em Fortaleza.

O prefeito José Sarto (PDT) não declarou apoio público a André Fernandes, mas secretários e outros ocupantes de cargos na gestão municipal, do PDT e de outros partidos que fazem parte da base aliada do atual prefeito, foram às ruas e às redes sociais declarar voto no candidato do PL. A eleição em Fortaleza ganhou dimensão nacional não apenas por refletir a polarização entre PT e PL, mas também por desgastes criados no próprio PDT.

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ministro do Trabalho no Governo Lula, declarou apoio a Evandro Leitão no segundo turno.

O presidente estadual, deputado federal André Figueiredo, chegou a se manifestar pela neutralidade, mas entrou ativamente na campanha petista, tendo participado de caminhadas e carreatas nos últimos dias de campanha nas ruas.

Nacionalmente, há uma expectativa de que seja insustentável a permanência de Ciro nos quadros do PDT, o que também poderia ter reflexos no posicionamento do grupo político do ex-ministro no Ceará. Disputa nacional No início da noite, o presidente participou da agenda de Evandro Leitão, candidato do PT que disputa a prefeitura de Fortaleza. Thiago Gadelha/ Sistema Verdes Mares (SVM) Em âmbito nacional, o PT, por sua vez, deixou clara a relevância estratégica de uma vitória em Fortaleza.

O presidente Lula esteve na capital cearense no dia 11 de outubro para participar de um comício, no Centro, em palanque dividido com Camilo e outras lideranças petistas e de partidos aliados.

Foi nessa data, também, que a deputada federal Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza, eleita pelo PT, fez a primeira aparição pública em apoio a Leitão.

Ela ainda não havia entrado na campanha desde a derrota interna que sofreu no partido, quando, em disputa direta com Evandro, não conseguiu apoio suficiente para confirmar a quinta candidatura ao Executivo municipal. Também estiveram em atos de apoio ao petista em Fortaleza no segundo turno o vice-presidente Geraldo Alckmin e o prefeito reeleito de Recife, João Campos, ambos do PSB, em outras demonstrações da visibilidade nacional da disputa na capital cearense. Do lado do candidato do PL, a estratégia foi outra: o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve na cidade apenas uma vez, no segundo dia de campanha, 17 de agosto, em uma carreata ao lado de André Fernandes.

Durante a eleição, o candidato a prefeito buscou se descolar da imagem do ex-presidente, cujo nome não apareceu na propaganda eleitoral e na maioria das participações de Fernandes em debates. Coube ao deputado federal Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, ocupar o lugar de liderança do partido que veio de fora para reforçar a campanha do candidato de direita.

Ele participou de duas agendas ao lado de André, inclusive, na noite da última quinta-feira (24), quando disse a apoiadores, em ato no bairro Bom Jardim, que Fortaleza elegeria, pela primeira vez, um "jovem de direita conservador". Vitória para Camilo Santana Para o ministro Camilo Santana, a vitória em Fortaleza também foi uma demonstração de força política após as derrotas de aliados em outros dos maiores colégios eleitorais do Ceará, caso de Izolda Cela (PSB), em Sobral, e Fernando Santana (PT), em Juazeiro do Norte.

O PT também saiu derrotado no segundo turno do pleito em Caucaia, cidade com o segundo maior eleitorado do estado, ao ter Waldemir Catanho superado nas urnas pelo ex-prefeito Naumi Amorim (PSD), que volta ao comando da gestão municipal em 2025. Camilo não apenas patrocinou a escolha de Evandro como candidato, tendo inclusive enfrentado resistência dentro do próprio PT, como participou ativamente da campanha do afilhado político desde o início.

Foi um movimento semelhante ao que aconteceu na eleição para o Governo do Estado em 2022, quando o ex-governador, então candidato ao Senado, definiu o atual governador, Elmano de Freitas, como sucessor e participou ativamente da campanha que garantiu a vitória do correligionário em primeiro turno. Com a eleição de Evandro Leitão, o PT volta ao comando da Prefeitura de Fortaleza depois de doze anos.

O partido, atualmente, faz oposição ao prefeito José Sarto na Câmara Municipal. Apoio de Marrion A cadela Marrion ficou popular na campanha de Sarto em 2020 e agora está na campanha de Evandro Leitão Reprodução/Natinho Rodrigues/SVM Um dos episódios inusitados nessas eleições foi a participação de uma cadela, a Marrion, que "apoiou" o prefeito eleito Evandro Leitão. Marrion tornou-se popular ainda nas eleições de 2020, quando José Sarto (PDT) usou a cadela na campanha eleitoral.

Quatro anos depois, a ex-esposa de Sarto passou a usar Marrion no apoio a Evandro Leitão (PT). “Tô com Marrion” eram palavras que, nas eleições de 2020, estampavam materiais e publicações de quem apoiava o então candidato José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza.

Cheia de carisma, a cadelinha virou mascote de campanha.

E a vitória veio. Quatro anos e um divórcio depois, Marrion foi colocada em outro time: ela foi usada na campanha de Evandro Leitão (PT), um adversário de José Sarto.

O antigo tutor acabou em 3º lugar nas eleições e não conseguiu se reeleger. Agora, quem não está com Marrion é Sarto.

Depois do fim do casamento dele com Natália Herculano, em 2021, a cadela da raça Lulu da Pomerânia ficou com a tutora, que acabou declarando apoio a Evandro Leitão (PT) nas últimas semanas de campanha. Marrion passou a aparecer em fotos e vídeos com Evandro.

Adotou uma estrelinha vermelha na testa, símbolo tradicional do PT, e foi destaque na inauguração do espaço pet da campanha de Evandro, no dia 22 de setembro. Na estratégia do candidato petista, os padrinhos políticos foram importantes para aproximar o eleitorado de uma figura até então desconhecida pelo grande público. Evandro sempre enfatizou o apoio do presidente Lula, do governador Elmano e do ministro Camilo Santana.

E Marrion também chegou como um reforço. Quando os resultados do primeiro turno saíram, Sarto estava fora da disputa.

Ficou em terceiro lugar, sendo o primeiro prefeito de Fortaleza a tentar a reeleição sem sucesso.

Conheça o prefeito eleito Evandro Leitão é o candidato do PT em Fortaleza. Thiago Gadelha/ Sistema Verdes Mares (SVM) Evandro Leitão foi deputado estadual em 2022 e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024.

Ele é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz).

Ele também é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).

Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional. Como vice, Evandro tem Gabriella Aguiar, deputada estadual e médica geriatra.

Ela fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e de Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Evandro Leitão atuou ainda como presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE); do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT); do Conselho Cearense do Artesanato e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN). Coordenou a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e a Representação do Estado e dos Municípios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE).

Foi conselheiro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede) e do Conselho de Desporto da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE); membro do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club desde março de 2008. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados