Candidato à reeleição pelo PSB foi o segundo entrevistado na série do g1 com quem disputa a prefeitura do Recife.
As entrevistas são realizadas ao vivo, às 14h30, com transmissão no site, YouTube e TikTok.
João Campos (PSB) responde pergunta sobre proposta de armar Guarda Municipal Candidato à reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou em entrevista ao g1, na tarde desta terça-feira (27), que pretende armar a Guarda Municipal e fazer o uso de câmeras corporais (bodycams, em inglês), caso seja reeleito (veja vídeo acima).
João Campos foi o segundo a ser entrevistado ao vivo na série do g1 com os candidatos a prefeito do Recife.
As entrevistas são realizadas ao vivo, às 14h30, com transmissão no site, YouTube e TikTok. Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco "Hoje, a gente tem uma definição, inclusive já anunciada isso, e aqui eu reforço, de fazer um processo gradual de armamento da guarda.
E eu quero deixar um parênteses aqui importante.
Eu não acho que arma é a grande solução para segurança, não.
Tanto é que a gente vai fazer isso de forma pontual e gradual com sistemas de controle, implantando o bodycam, sistemas de treinamento.
Então, o primeiro passo é o treinamento para os guardas que vão passar a ter, que começaram pelo GTO, que é o Grupo Tático Operacional da guarda", afirmou o candidato. "E a gente vai ter também um mecanismo rigoroso de treinamento e, pelo menos, seis meses de treinamento.
A partir daí, começa o processo de armamento desses agentes específicos.
Então, a gente entende que é preciso, sim, complementar e ter, sobretudo, em territórios que demandem mais essa presença ostensiva e lembrando o papel primordial da guarda, que é o papel patrimonial", disse.
"Então, é importante a gente deixar isso claro para as pessoas não confundirem.
A distribuição que existe, o poder de polícia é conferido não à guarda, é conferido às polícias civil e militar.
E isso é sob responsabilidade do governo estadual.
O nosso papel é primordial, cidadão e patrimonial.
Então, o nosso foco específico é esse para não criar nenhum tipo de confusão na cabeça das pessoas que estão ouvindo", declarou. João Campos (PSB) detalha proposta sobre armamento da guarda municipal Foto: Reprodução / g1 Quem é João Campos Prefeito do Recife desde 2021, João Campos tem 30 anos e é engenheiro civil.
É filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes, ambos já falecidos.
Entrou na política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), em 2016. Em 2018, João Campos se elegeu deputado federal com votação recorde de mais de 460 mil votos.
Deixou o mandato após dois anos para assumir a prefeitura.
Quando foi eleito, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias