Trechos serão interditados a partir desta terça-feira (27), no Centro de Santos.
Bloqueios vão provocar restrições no trânsito e transporte público.
Obras do VLT interditam novo trecho no Centro de Santos Francisco Arrais/Prefeitura de Santos As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) provocam quatro novos bloqueios no Centro de Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as interdições começam nesta terça-feira (27) e serão mantidas até o dia 14 de setembro.
Os mesmos bloqueios estavam previstos para a última semana, mas acabaram sendo adiados.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. Ao g1, a EMTU informou que serão bloqueados os cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição (confira abaixo os trechos).
Os motoristas têm como rotas alternativas, devido às interdições na João Pessoa e Avenida Conselheiro Nébias, as ruas Amador Bueno, Dr.
Cochrane e General Câmara, respectivamente. Já a rota para desviar dos serviços realizados na Avenida São Francisco e na Rua da Constituição será a Rua Amador Bueno.
O bloqueio teve início nesta terça-feira (27) e seguirá até as 18h de 14 de setembro. Trechos bloqueados: Rua João Pessoa (entre R.
dos Estivadores e R.
da Constituição) Av.
Conselheiro Nébias (entre R.
Amador Bueno e R.
General Câmara) Av.
São Francisco (entre R.
Dr.
Adhemar de Figueiredo Lira e Av.
Conselheiro Nébias) R.
da Constituição (entre R.
Amador Bueno e R.
Bittencourt). Atrasos Os bloqueios acima estavam previstos para a última terça-feira (20), segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, mas foram adiados.
A instalação estava atrelada a liberação de trechos em obras, que servirão como rota alternativa, o que ocorreu na segunda-feira (26).
Ainda conforme o comunicado da CET, os serviços que serão realizados no trecho são para implantação da linha permanente do modal, por onde o VLT deve operar.
Ao g1, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos informou que as obras estão em fase final. Entre os serviços realizados, estão: pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Transporte público e restrições Ônibus municipal de Santos (SP) Matheus Tagé/Arquivo A Tribuna Jornal Por conta das ativações dos bloqueios, a Prefeitura de Santos informou que, em algumas vias da região, haverá restrição de estacionamento enquanto ocorrerem as obras.
Os itinerários do transporte público municipal também serão afetados (veja o mapa abaixo). Mapa de obras e roteiros alternativos para as obras do VLT, em Santos Divulgação/Prefeitura de Santos A Rua da Constituição funcionará com mão de direção invertida, desde a Rua General Câmara até o cais, para servir de rota alternativa durante a vigência dos bloqueios.
Após o término, voltará ao seu sentido normal. Já no transporte público, as linhas de ônibus que seguem pelas avenidas São Francisco, Conselheiro Nébias e a Rua Braz Cubas farão novos desvios em seus itinerários.
Confira abaixo: Linhas 25, 61, 100, 158, 191 e 193 (sentido cais): A partir da Avenida São Francisco, vão contornar a Praça José Bonifácio e seguir pela Rua Amador Bueno, Rua Dr.
Cochrane e, depois, prosseguem com o trajeto normal. Linhas 4, 7, 08, 17, 23, 80, 40, 100, 154 e 184 (Av.
Conselheiro Nébias sentido Centro): seguirão pela Conselheiro Nébias, Amador Bueno, Dr.
Cochrane e General Câmara. Linhas 5, 20, 29, 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193 (da Braz Cubas sentido Centro): seguirão pela R.
Braz Cubas, Praça José Bonifácio, Amador Bueno, Constituição e General Câmara. Obras do VLT As obras da 2ª linha do VLT foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora.
Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que a entrega do VLT estava prevista para julho.
Na época, cerca de 45,7% dos serviços estavam pendentes. Ao g1, a EMTU informou que as obras civis da 2ª linha do VLT estão em sua fase final.
Os trabalhos incluem pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Além das interdições citadas, também estão avançando as atividades na Rua Amador Bueno, Avenida Senador Feijó, Rua Frei Gaspar, Ruas Campos Melo, Doutor Cochrane com a Avenida Campos Sales, para execução de via permanente, implantação de trilhos e remanejamento de interferências. Obras da 2ª Fase do VLT, em Santos, não terminarão em junho Segundo a EMTU, o início da fase de testes do VLT possui previsão para este semestre.
Já a operação do modal está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025.
A empresa pontuou que os atrasos em relação ao prazo de entrega das obras civis serão avaliados e devidamente responsabilizados. O novo trecho do VLT contará com 8km de percurso e 12 estações, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos