Notícias

Mostra de Curtas Infantis exibe filmes do Mercosul em sessões gratuitas no Teatro de Ananindeua

Postado em 27 de Agosto de 2024


Mostra de cinema infantil exibe obras de países do Mercosul Divulgação A criançada de Ananindeua, na Grande Belém, vai poder curtir sessões de cinema com entrada franca.

Nesta quinta-feira (28), seis filmes serão exibidos na Mostra de Curtas Infantis do Mercosul.

A programação será no Teatro Municipal, a partir de 16h. Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp Os filmes mostram histórias sobre amizade, laços familiares, combate ao bullying e respeito racial.

São filmes produzidos com temas contextualizados na realidade de Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, países-membros do Mercosul.

E países associados, como a Colômbia.

As exibições possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Na programação estão os curtas: os brasileiros “Meu nome é Malaaum” (2021), dirigido por Luísa Copetti, “Sobre amizades e bicicletas” (2022), dirigido por Júlia Vidal e “Téo, o menino Azul” (2022), de Hygor Amorim.

“Não estão sozinhos” (2022), produzido no Paraguai e dirigido por Mathias Maciel; O argentino “Esta lã é minha” (2018), dirigido por Duilio Gatti.

De Juan Camilo Fonnegra, filme colombiano "A sistina” (2022). Após a exibição dos filmes haverá roda de conversa com a atriz e cineasta Célia Maracajá; o realizador e cineclubista Francisco Weyl - o Capinteiro da Poesia; Luiz Adriano Damimello, professor da Faculdade de Artea Visuais da Universidade Federal do Pará; o escritor e roteirista Porakê Munduruku, a Presidente da FPM, Dani Franco; o cineasta e professor Cássio Tavernard.

Fátima Afonso, fundadora e coordenadora do Centro Rosa Luxemburgo faz a mediação. Confira as sinopses: “Téo, o menino Azul” (2022), de Hygor Amorim Teo é um garoto que não se conforma com as coisas erradas no mundo.

Ele não entende como as pessoas aceitam coisas tão graves como a violência e o descaso ambiental.

O menino descobre através de um sonho que a solução para muitos problemas pode ser pintar as coisas de azul claro.

Para mudar o mundo ele decide contar isso para os chefes de estado, mas não tem o retorno esperado.

Com isso, Téo percebe que ele mesmo pode ser a mudança do mundo.

E realmente é! “Meu nome é Malaaum” (2021), de Luísa Copetti Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas.

Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista.

Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome.

Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade. “Não estão sozinhos” (2022), de Mathias Maciel Uma mãe tatu e seu filho vivem pacificamente no Chaco paraguaio, até que uma monstruosa escavadeira destrói sua casa.

Será que eles serão capazes de fazer frente àqueles que procuram tomar “Sobre amizades e bicicletas” (2022), de Júlia Vidal Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física.

Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual.

Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade. “Esta lã é minha” (2018), de Duilio Gatti Uma pequena ovelha quer descobrir o que sua dona está fazendo com a lã que lhe é retirada.

Ela segue cada passo que a tecelã dá até chegar à raiz da questão. “A Sistina”, de Juan Camilo Fonnegra Vincho, morador de rua, dedica seu tempo reciclando e classificando os resíduos produzidos na cidade para transformá-los em suas criações.

Debaixo de uma ponte, ele trabalha em sua obra-prima: A Sistina. Serviço: Mercosul Audiovisual - Mostra de Curtas Infantis no Cine Apuí Dia: 28 de agosto (quarta-feira) Hora: 16h Local: Teatro Municipal de Ananindeua Entrada franca

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados