'Jan' entrou para o Livro Guiness dos Recordes como o exemplar mais idoso de sua espécie aos cuidados de humanos.
Ele teve 22 filhotes.
Jan era chamado de 'preguiça recordista' Zoo Krefeld/dpa/picture alliance Morreu aos 54 anos no zoológico de Krefeld, na Alemanha, o exemplar de bicho-preguiça que era considerado o mais velho do mundo. Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp A morte, ocorrida na semana passada, foi confirmada nesta terça-feira (27) em um comunicado divulgado pelo zoológico, próximo a Dusseldorf, onde o animal viveu durante 38 anos. Batizado de Jan, ele nasceu em ambiente selvagem, em 1969.
Os bichos-preguiça são espécies comumente encontradas nas Américas do Sul e Central. Em 1986, ele passou um período no zoológico Hagenbeck, em Hamburgo, antes ser transferido para Krefeld.
"Foi muito difícil para os cuidadores se despedirem dele.
Alguns o conheciam e cuidavam dele há mais de 25 anos", diz a nota. 'Preguiça recordista' Em 2021, Jan ganhou notoriedade ao entrar para o Livro Guiness dos Recordes como "o bicho-preguiça mais idoso aos cuidados de humanos".
Esse título chegou a ser contestado por outro bicho-preguiça chamado Paula, que também viveu na Alemanha, no zoológico da cidade de Halle. "Ele tinha o apelido de 'preguiça recordista', não apenas pela idade, mas também pelo alto número de filhotes que concebeu", afirmou o zoológico. Jan é considerado pai de 22 filhotes em Krefeld com as fêmeas Lolita e Trine.
Apesar da idade, Jan foi pai de uma pequena fêmea em março deste ano, juntamente com Trine. LEIA TAMBÉM 'Previsão do futuro': por que o Pacífico mais quente é um alerta para o mundo sobre o risco do avanço dos oceanos Mar pode subir até 21 cm em duas cidades do RJ até 2050, aponta estimativa da Nasa citada pela ONU Rússia alerta EUA de que Terceira Guerra Mundial não afetaria apenas a Europa: 'brincando com fogo' VÍDEOS: mais assistidos do g1