Treinamento é oferecido pelo Corpo de Bombeiros e traz novidades para este ano, ampliando o curso para alunos do 9º ano.
Alunos de escola municipal recebem treinamento para prevenção de acidentes em Sorocaba Reprodução/TV TEM No Brasil, acidentes são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos.
A cada ano, são registradas 3,6 mil vítimas.
Em Sorocaba (SP), o programa "Bombeiro na Escola" busca levar orientações para que crianças e adolescentes aprendam a prevenir situações que coloquem a vida em risco. Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp O programa oferece palestras para alunos de uma escola municipal e foi criado para conscientizá-las sobre os riscos de acidentes em casa.
Durante as conversas, os participantes recebem uma apostila com orientações e, ao final, um certificado.
Programa 'Bombeiro na Escola' leva orientações sobre prevenção de acidentes em Sorocaba Conforme apurado pela TV TEM, depois do trânsito, afogamento e sufocamento aparecem na lista das principais causas de mortes de crianças e adolescentes no Brasil.
"A nossa cidade foi considerada uma das cidades mais altas nos índices de ocorrência.
Esses acidentes acontecem, muitas vezes, na casa.
A maioria é acidente em casa.
A gente, trabalhando com orientação e prevenção, com certeza iria diminuir muito o número de acidentes e até mesmo acidentes fatais em Sorocaba", explica o cabo Marcelo Paes, do Corpo de Bombeiros.
"A gente trabalhando essa parte de prevenção, eles conseguem a ajudar a cobrar pai, mãe, até irmão mais novos e mais velhos a trabalharem com essa parte de prevenção", completa.
A pequena Francielly Oliveira Santos, de 10 anos, participou do curso e aprendeu sobre o que fazer caso presencie alguma situação que traga riscos para a família.
"[Aprendi como] agir em incêndios básicos, em incêndios piores [...] quando uma panela está pegando fogo, primeiro desligue o gás, depois, com uma toalha úmida, ou uma tampa, coloque em cima da panela e espera", diz. Informação para todos Alunos recebem certificado após finalizarem o treinamento Reprodução/TV TEM Mais de sete mil estudantes da rede pública tiveram ou vão ter a oportunidade de participar da ação, que neste ano vai contemplar, também, os alunos do 9º ano.
"A palestra ajuda bastante a gente a saber várias coisas que pode nos ajudar quando acontecer alguma acidente em casa.
A gente ajuda um pouco os nossos pais", diz Vicente Bernardo Lopes Sousa, de dez anos.
Além das crianças, os adultos também podem fazer cursos online gratuitos que são oferecidos pelo Corpo de Bombeiros.
As informações estão disponíveis no site.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM