Projeto Beira Leito conta com sistema informatizado para checagem de dados do paciente.
Promover a segurança do paciente deve ser um compromisso de todo hospital, mas utilizar a tecnologia como aliada das boas práticas de segurança do paciente é o diferencial do Hospital Santa Maria, unidade do Grupo Med Imagem. Equipe de profissionais do Beira Leito do Hospital Santa Maria. Ascom Hospital Santa Maria De acordo com a coordenadora do projeto, a enfermeira Manuela Morais, o Beira Leito utiliza um sistema informatizado para realização de checagem das informações de prontuário, garantindo, assim, maior segurança na administração de medicamentos e maior controle sobre a situação de cada paciente. “O profissional de enfermagem tem acesso às prescrições médicas e ao horário da medicação, além de ter a possibilidade de adicionar informações relacionadas aos sinais vitais e registros da enfermagem via on-line.
O acesso às informações ocorre de forma mais rápida e com menor chance de erro, bem como possibilita à equipe de enfermagem maior agilidade nas tarefas”, destacou a coordenadora.
Checagem eletrônica feita no Beira Leito. Ascom Hospital Santa Maria Manuela Morais afirma ainda que a informatização do atendimento ajuda na segurança do paciente, diminuindo erros comuns na execução manual das informações e reduzindo os riscos à pessoa internada. “São validadas no dispositivo as informações do profissional que irá administrar a medicação, além das do paciente, por meio de sua pulseira de identificação com código de barra, e da medicação a ser realizada de acordo com a prescrição médica.
Caso haja alguma informação discrepante, o sistema emite um alerta e impede a execução, oferecendo maior segurança ao processo de administração de medicamentos”, apontou. A profissional também aponta que, com o sistema informatizado, a equipe de enfermagem tem o seu tempo otimizado, podendo atuar em outras áreas prioritárias.
“Falhas decorrentes de processos que antes eram manuais podem ser evitadas com o Beira Leito.
Além disso, a coleta e o registro automático de informações fazem com que a equipe de enfermagem tenha mais tempo livre para focar em outras demandas prioritárias, oferecendo maior atenção e segurança aos pacientes, e mais proximidade da equipe de quem precisa de cuidado”, pontuou a coordenadora do projeto no Hospital Santa Maria, Manuela Rodrigues. Beira Leito em outras unidades Além do Hospital Santa Maria, o projeto Beira Leito também está em execução em outras unidades do Grupo Med Imagem, como na Maternidade Med Imagem, no Prontomed Adulto e nas clínicas Oncomédica e Med Imagem em Timon.
Com isso, os pacientes contam com mais segurança no atendimento assistencial. Hospital Santa Maria: Responsável Técnico Cláudio Mendes Nunes - CRM/PI 2481.