Notícias

SAÚDE MENTAL: Segunda turma do Flor de Lótus inicia atividades

Postado em 28 de Agosto de 2024


Secretaria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, criou grupo terapêutico para dar suporte emocional e acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar Grupo é voltado ao suporte psíquico e emocional de mulheres Jader Sousa/ SupCom ALE-RR O grupo terapêutico Flor de Lótus criado pela Secretaria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALE-RR), para dar suporte emocional a mulheres, sejam elas vítimas ou não de violência doméstica e familiar, iniciou as atividades da segunda turma, nesta quarta-feira (28).

Os encontros são semanais e se estendem por três meses.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, reforçou que a criação do grupo terapêutico fortalece a rede de apoio às mulheres vítimas de violência física, moral, psicológica, patrimonial ou financeira.

Sampaio mencionou ainda que o apoio emocional é um poderoso mecanismo de enfrentamento desse cenário de violação. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR “A Secretaria Especial da Mulher vem fazendo um trabalho exemplar de combate à violência.

A primeira turma do Flor de Lótus foi encerrada com depoimentos emocionantes de como o grupo ajudou as mulheres a se conhecerem e resgatarem sua autoestima.

Infelizmente, a violência ainda está presente na sociedade, mas, enquanto Poder Legislativo, a casa do povo, não vamos desistir de combatê-la”, enfatizou Sampaio.

Transformando vida Quinze mulheres participaram da primeira turma, entre março e junho deste ano.

Para este novo ciclo, algumas foram convidadas para relatar a experiência do autoconhecimento e resgate da identidade, principais focos do grupo terapêutico.

De acordo com a secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora, a iniciativa, vinculada ao Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), é uma ferramenta de transformação social e emocional. Deputada Joilma Teodora destaca que o Chame tem transformado a vida de mulheres Marley Lima/ SupCom ALE-RR “Temos mudado a vida de muitas mulheres no nosso Estado e promovido a diferença nesta triste e dolorosa realidade de violência doméstica e familiar.

A partir do momento em que muitas mulheres entram pela porta da secretaria, elas têm encontrado a esperança e mudado realmente de vida.

Temos feito um trabalho para fortalecer essa mulher e mostrar que existe vida após a agressão.

Estaremos sempre de braços abertos para acolher”, resumiu a parlamentar.

Uma das participantes da turma encerrada agradeceu a equipe.

“Eu quero agradecer muito, mas muito mesmo.

Eu me senti bonita, me deu vontade de aprender a maquiar e fazer minha própria maquiagem.

Estou muito feliz! A equipe e todas as mulheres foram maravilhosas.

Encontrei acolhimento, companheirismo e amizade.

Obrigada do fundo do meu coração”, externou.

O que esperar do grupo? Mulheres participam de encontro todas as quartas-feiras, das 9h às 10h Jader Sousa/ SupCom ALE-RR A psicanalista Janaína Nunes, integrante da equipe de gestão dos encontros, disse que os resultados foram surpreendentes, e os retornos dados pelas participantes, além das expectativas.

Ela explicou que a ideia é realizar 13 encontros, mas esse número pode ser maior, a depender do desenvolvimento da turma. “Essas mulheres buscam sarar as feridas na alma e entender o porquê de alguns comportamentos.

O primeiro grupo foi maravilhoso, algumas participantes entraram em estado de catatonia [perturbação do comportamento] e saíram brilhantes.

E isso alegra o coração de todos da equipe.

O que queremos é que essas mulheres vejam que elas têm uma identidade e, apesar de terem passado por dificuldades, podem sair do estado de vítimas e serem protagonistas de suas histórias”, declarou. Janaína revelou alguns dos temas que voltarão a ser abordados durante as sessões, entre eles: definição da personalidade, individuação, recuperação da autoestima, transtornos mentais, empreendedorismo, aula de defesa pessoal, benefícios previstos em lei, rodas de conversas e dia de beleza.

Janaína Nunes disse que diversos temas serão abordados durante sessões Jader Souza/ SupCom ALE-RR “Vamos fazer o ‘Oráculo das Mulheres Poderosas’, que consiste na construção da biografia de cada uma delas a partir de todas as temáticas abordadas, para que entendam quem elas são, suas personalidades, o que é ser indivíduo e sujeito.

A partir disso tudo, elas conseguem enxergar como elas realmente são, e não como fizeram elas se enxergarem.

É um processo de redescoberta”, encerrou Janaína.

Canais de atendimento à mulher da ALE-RR Secretaria Especial da Mulher (SEM) em Boa Vista, com atendimento psicológico, jurídico e de assistência social, específicos para vítimas de violência doméstica e familiar por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher – Chame, além das reuniões semanais do Centro Reflexivo Reconstruir, que trabalha a reabilitação dos envolvidos em casos de violência doméstica, que já foram condenados pela Justiça.

A SEM fica localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Núcleo da SEM em Rorainópolis: os moradores do Sul do Estado podem buscar apoio na Avenida Dra.

Yandara, nº 3058, Centro.

O serviço multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Atendimento remoto pelo ZapChame: disponível no número (95) 98402-0502, atende 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados