'Em até 60 dias, teremos aviões a jato pousando em Noronha', diz o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Projeto prevê ampliação do terminal Dix Aeroportos/Divulgação O projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, foi apresentado ao setor turístico, empresários e representantes do governo do estado, na terça-feira (27).
Serão investidos, na obra, R$ 57 milhões.
O evento aconteceu no Forte Nossa Senhora dos Remédios.
A obra vai ser executada pela Dix Aeroportos, empresa concessionária que administra o aeródromo da ilha.
O contrato de concessão, renovado no ano passo, tem vigor por 25 anos. Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE O terminal terá a área ampliada de 1.000 m² para 3.300 m².
Atualmente, o local tem capacidade para receber até 260 mil pessoas por ano.
Após a reforma, o espaço terá capacidade para atender até 400 mil passageiros por ano.
O diretor da Dix, Manoel Ferreira, disse que aguarda as licenças ambientais para iniciar a obra e que a expectativa é começar o trabalho até novembro deste ano.
Ele afirmou que a previsão é concluir o serviço em outubro de 2026. “Esse terminal de passageiros atual é oriundo do ano 2000.
Com essa obra, teremos um novo terminal voltado para todo o Brasil e um exemplo de sustentabilidade”, declarou Manoel Ferreira.
A reforma prevê a utilização de sistema de reúso de água e estrutura de abastecimento por meio de energia solar.
Ainda de acordo com a Dix, o projeto arquitetônico do novo terminal possui conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental. O diretor informou, ainda, que começou a ampliação temporária das instalações do terminal existente.
O local vai ganhar mais 300 m² para melhorar o atendimento atual. Nova previsão O aeroporto de Noronha tem outra obra prevista, a reforma da pista, orçada em R$ 60 milhões.
O trabalho será executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) e teve atrasos (relembre mais abaixo). “Estamos em via de começar a pavimentação.
Segundo o executor da obra, no dia 2 de setembro terão início os testes na usina de asfalto.
Em até 60 dias, teremos aviões a jato pousando em Noronha”, disse o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça. Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos.
O motivo foram as as fissuras e os buracos existentes na pista do aeroporto. Com a proibição, a companhia aérea Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha.
A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado, com a aeronave ATR. Histórico de atrasos O cronograma da obra mudou diversas vezes, como está listado a seguir: Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023; Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras.
A previsão do término da primeira fase dos trabalhos é o final de março de 2024"; Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro 2024 e a nova previsão era que o trabalho recuperação do eixo central da pista treinaria em abril deste ano; Abril de 2024: após 44 dias de deslocamento, a usina de produção de asfalto chegou em Fernando de Noronha; Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, informou que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho; Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho. VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco o