Além da condenação pelo homicídio, Justiça determinou que ele perca o cargo na Polícia Civil e permaneça preso durante o período de recursos.
Delegado Rafael Horácio é condenado a 21 anos de prisão por homicídio qualificado Divulgação/TJMG O delegado Rafael de Souza Horácio, acusado de matar o motorista de reboque Anderson Cândido Melo com um tiro no pescoço, em 2022, foi condenado, nesta quarta-feira (28), a 21 anos de prisão.
A Justiça também determinou que ele perca o cargo na Polícia Civil e permaneça preso durante o período de recursos.
Rafael Horácio está em um estabelecimento prisional especial para policiais, no bairro Horto.
Após dois dias de julgamento, a juíza do 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti Silva considerou o réu culpado pelo crime de homicídio qualificado.
Julgamento Nesta quarta-feira (28), por volta das 8h30, os trabalhos recomeçaram com a acareação de três testemunhas para confirmar questionamentos feitos pela defesa do delegado e, em seguida, o interrogatório do réu. Ao ser interrogado, o delegado afirmou que todos os policiais do departamento dele, à época, estavam em clima de tensão por causa de uma investigação especial.
Disse, também, que recebeu a informação de que traficantes conseguiram dados pessoais dos policiais e que havia risco de retaliação.
Ainda segundo Horácio, no dia do crime, Anderson teria jogado o caminhão em cima do carro dele.
Ele teria buzinado e gritado contra a vítima. Reafirmou que houve uma batida e uma discussão entre Anderson e ele.
Ao descer do carro para uma "abordagem técnica" com a arma em punho, o caminhoneiro avançou para cima dele e, só então, disparou.
O delegado disse que não tinha a intenção de matar e agiu em legítima defesa. Caso foi registrado na avenida do Contorno, em BH Danilo Girundi / TV Globo Relembre o caso No dia 26 de julho de 2022, o delegado Rafael Horácio se envolveu em um discussão de trânsito, com o motorista de reboque Anderson Cândido Melo.
O carro que ele dirigia bateu no caminhão reboque na Avenida do Contorno, altura do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ao sair com a arma em punho do carro que dirigia, o delegado acabou disparando contra Anderson, e o tiro acertou o pescoço da vítima.
O motorista foi socorrido e levado para o Hospital João XXIII, mas não resistiu aos ferimentos.
LEIAM TAMBÉM: Delegado mata motorista de reboque após desentendimento no trânsito em Belo Horizonte Delegado que matou motorista de reboque em briga de trânsito em BH é liberado pela polícia 'Ele não merecia uma morte dessa', diz enteada sobre motorista morto por delegado em BH Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas: