Trata-se de uma nuvem lenticular.
Quinta-feira (29) será de tempo aberto, com temperaturas em elevação.
Nuvem lenticular se forma sobre o Pão de Açúcar O Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio de Janeiro, amanheceu nesta quinta-feira (29) com um “chapéu de nuvens”.
— ou, para alguns telespectadores do Bom Dia Rio, com uma “cobertura de chantili”. Segundo a meteorologista Hana Silveira, da Climatempo, trata-se de uma nuvem lenticular. “Elas se formam quando um fluxo de ar úmido contorna uma cadeia de montanhas.
Nesse processo, o vapor d’água passa para o seu estado líquido, formando então a nuvem”, descreveu. “Seu formato se parece com um chapéu sobre a montanha e, em algumas situações, até com óvnis”, lembrou. Hana destacou que o fenômeno se forma sobre uma atmosfera estável, quando a formação de nuvens mais extensas, que provocam chuva, não é favorecida.
“É a situação pela qual estamos passando atualmente”, destacou. Nuvem lenticular sobre o Pão de Açúcar Reprodução/TV Globo Nuvem lenticular sobre o Pão de Açúcar Reprodução/TV Globo Nuvem-MAC Também foi uma nuvem lenticular o fenômeno observado em abril.
Motoristas que passavam pela Ponte Rio-Niterói viram uma formação parecida com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. Como a atmosfera está em deslocamento constante, as nuvens podem se deslocar junto. Nuvem lenticular lembra o formato do Museu de Arte Contemporânea (MAC) Reprodução E o tempo, como fica? Um sistema de alta pressão sobre o oceano influencia o tempo no Rio de Janeiro, mantendo o tempo estável em todas as regiões.
O sol vai predominar durante todo o dia em todas as áreas, e não há previsão de chuva.
As temperaturas seguem em elevação, com a máxima do dia chegando aos 28°C na capital. Na sexta (30), também não há previsão de chuva, e o calor aumenta em todas as áreas.
Na capital, a máxima prevista é de 30°C à tarde.
A umidade começa a diminuir, e no período da tarde já pode ficar abaixo de 30% nas cidades que fazem divisa com Minas Gerais. Para o fim de semana não há mudanças no tempo.
As temperaturas seguem aumentando, e o calor retorna, chegando aos 33°C no domingo (1º).
A umidade relativa do ar também começa a cair, ficando abaixo dos 30% principalmente nas áreas mais afastadas do mar. Na segunda (2), em função da aproximação de uma frente fria, os ventos intensificam, com rajadas que podem chegar aos 70 km/h.