Programa foi lançado pelo governo do estado na noite desta quarta-feira (28).
Uma das rotas conta com cidades da região.
Serra da Mantiqueira entra na rota dos vinhos O governo do estado de São Paulo lançou o programa Rotas dos Vinhos na noite desta quarta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes.
O programa conta com cinco rotas, entre elas, uma da Serra da Mantiqueira, que conta com vinícolas em Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Segundo o Estado, a ideia do programa é atrair turistas para conhecer as vinícolas do estado e suas produções.
A Rota dos Vinhos vai atuar em ações de incentivo ao turismo, como o apoio à infraestrutura turística e a promoção de parcerias entre vinícolas, restaurantes, hotéis e outros agentes do setor.
O projeto reúne iniciativas de incentivo ao turismo e ao agronegócio e tem o objetivo de fortalecer e maximizar o potencial de toda a cadeia produtiva do vinho no estado.
Foram traçadas cinco rotas para o programa: Alta Mogiana, Dos Bandeirantes, Circuito das Frutas, Serra dos Encontros e Alto da Mantiqueira, que reúne vinícolas de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo antônio do Pinhal. Ao todo, nessas regiões, foram mapeadas 55 vinícolas.
Outras onze vinícolas foram organizadas como enodestinos e estão localizadas em 10 municípios do estado.
"Quantas pessoas vão querer visitar as vinícolas, fazer degustação desses vinhos, ter essa experiência da harmonização do vinho com gastronomia, essa coisa maravilhosa.
A gente está feliz com a Rota dos Vinhos, feliz com o que vem de negócio, feliz de impulsionar uma cadeia produtora que está no entorno, que é sempre e sempre foi um objetivo nosso", afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Atualmente, a Serra da Mantiqueira conta com cerca de 20 vinícolas.
Uma delas está localizada no topo de uma montanha em São Bento do Sapucaí, a 1.785 metros de altitude e é considerada a vinícola mais alta do Brasil.
Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira Reprodução/TV Vanguarda Na divisa de SP e MG, vinícola mais alta do país fica no topo de montanha da Serra da Mantiqueira Reprodução/TV Vanguarda Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região