Inscrições acontecem entre 26 de agosto e 23 de setembro.
Universidade oferta vagas para 97 cursos.
Novidade da edição é a inclusão de vagas reservadas para candidatos autodeclarados quilombolas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gustavo Diehl A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou o edital do Vestibular 2025 com oferta de 4.023 vagas para ingresso em 97 cursos de graduação.
As inscrições acontecem entre 26 de agosto e 23 de setembro. A novidade desta edição é a inclusão de vagas reservadas para candidatos autodeclarados quilombolas, além da atualização no critério de renda, que passa a ser de um salário-mínimo nacional (R$ 1.412,00) per capita, em vez de 1,5 salários, para acesso a parte das vagas reservadas. As provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 14h.
O vestibular acontece em seis cidades: Bento Gonçalves; Canoas; Gravataí; Novo Hamburgo; Porto Alegre; Tramandaí. Imbé não será mais um local de aplicação das provas. Provas A principal alteração no formato das provas é a troca dos dias de Redação e Geografia. Primeiro dia (30 de novembro) Os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática. Segundo dia (1º de dezembro) Os vestibulando serão testados em Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação.
A lista de leituras obrigatórias está disponível no site do vestibular. Cursos com maior quantidade de vagas Ciências Jurídicas e Sociais - Direito | Bacharelado | Noturno (147) Administração | Bacharelado | Noturno (112) Educação Física | Bacharelado (112) Engenharia Civil | Bacharelado (112) Ciências Contábeis | Bacharelado | Noturno (98) Ciências Jurídicas e Sociais - Direito | Bacharelado | Diurno (98) Letras | Licenciatura (94) Inscrição A inscrição deve ser feita online, no site da universidade, e o pagamento da taxa de R$ 180 pode ser realizado até 24 de setembro.
Candidatos que têm direito à isenção da taxa devem seguir o procedimento normal de inscrição, com o sistema indicando automaticamente o benefício após a inserção do CPF. O local e data serão divulgados posteriormente no Portal do Candidato. Para mais informações e orientações detalhadas, os candidatos devem consultar o edital completo. Cotas e modalidades de concorrência Os candidatos devem escolher uma modalidade de concorrência, com vagas garantidas para cotistas e acesso universal.
As vagas reservadas são divididas em diferentes categorias, incluindo candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário-mínimo nacional per capita e candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. Para candidatos quilombolas, será necessário enviar Certidão de Autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares e declaração de residência em comunidade quilombola.
Esses vestibulandos deverão comparecer presencialmente à Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial (CPVA) para a verificação da documentação.
Solicitações especiais Candidatos sabatistas devem solicitar horário especial para as provas do dia 30 de novembro até as 18h de 23 de setembro, enviando uma declaração específica à Coperse.
Já os candidatos com necessidades especiais devem solicitar atendimento diferenciado entre 26 de agosto e 27 de setembro, preenchendo o formulário adequado e apresentando a documentação necessária. VÍDEOS: Tudo sobre o RS