Professor estava internado e passava por um procedimento cardíaco.
Velório acontece na terça-feira (26).
José Clemente Pozenato Diogo Sallaberry/ Agencia RBS O escritor, professor e tradutor José Clemente Pozenato morreu, no início da noite desta segunda-feira (25), em Caxias do Sul, aos 86 anos. Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp Nascido em São Francisco de Paula, Pozenato foi autor de livros como "O Quatrilho", obra que ganhou uma adaptação cinematográfica e foi indicada ao Oscar em 1996. Também escreveu "O Caso do Martelo" e "A Cocanha". A família confirmou a morte.
Ele estava internado no Hospital da Unimed, onde passava por um procedimento cardíaco. O velório acontece na terça-feira (26), a partir das 8h, na sala A do Memorial São José.
O sepultamento será às 16h, no Cemitério Público Municipal. Quem era o escritor José Clemente Pozenato Roni Rigon/ Agencia RBS José Clemente Pozenato foi uma figura destaque no cenário cultural do Rio Grande do Sul. Formado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Pozenato obteve mestrado em Estudos de Literatura Brasileira pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Recebeu o título de Cidadão Caxiense em 1991, concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Já em setembro de 2022, foi agraciado com a Medalha Simões Lopes Neto, uma das maiores honrarias do estado, destinada a personalidades que contribuem para a cultura e a educação gaúcha. Ao longo de sua trajetória, ainda integrou a Academia Sul-Brasileira de Letras e a Academia Rio-Grandense de Letras.
Pozenato também atuou como presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul e comandou a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul. Tradução de obra marca 700 anos da morte de Dante Alighieri VÍDEOS: Tudo sobre o RS