Encontro foi promovido pela CBN Joinville e pelo NSC Total na tarde desta quarta-feira (20).
Debate em Joinville NSC TV/ Reprodução Os cinco candidatos a prefeito de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, participaram do primeiro debate da campanha eleitoral de 2024.
O encontro, transmitido pela CBN Joinville e na internet pelo NSC Total, começou às 16h quarta-feira (20) e durou cerca de duas horas.
A mediação foi do jornalista Rafael Custódio. Participaram do debate, por ordem alfabética: Adriano Silva (Novo), Carlito Merss (PT), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL).
Quem são os candidatos a prefeito de Joinville Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Foram convidados a participar do debate os candidatos de partidos, federações ou coligações com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral.
O debate foi organizado em três blocos: No primeiro e no segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre e direito a réplica e tréplica.
Em seguida, os candidatos responderam perguntas feitas pelos jornalistas da NSC Jefferson Saavedra e Cléber Grabauska com base nos eixos do SC Ainda Melhor: mobilidade urbana, transporte público, atendimento em postos de saúde, educação e saneamento básico. No terceiro, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para responder qual a sua prioridade nos 100 dias de governo caso seja eleito. Ao final, cada candidato fez sua avaliação do debate.
Confira a avaliação de cada um em ordem alfabética: Adriano Silva (Novo) "Um momento muito bom para nós mostrarmos todo o trabalho que nós fizemos em Joinville.
Somos o governo que mais investiu em infraestrutura no município, várias pontes foram tiradas do papel.
E é por isso que, nesses momentos, a gente consegue também desmontar certas narrativas e certos candidatos que tentam emplacar informações erradas e, com isso, mostrar que nós somos um governo sério, transparente e coerente.
Por isso, a gente pede o seu voto.
Eu peço esse voto de confiança para os próximos quatro anos.
Vote 30, vote Adriano Silva". Carlito Merss (PT) "Como foram só cinco candidatos, é importante porque a gente vai desmanchar essa Joinville do TikTok, das redes sociais, do Instagram e começar a falar da verdadeira Joinville, da realidade.
Os problemas, as possibilidades, e a gente tende a resolver os problemas.
E eu, pela experiência que tive, tenho clareza que com as portas abertas em Brasília, e alguns projetos que eu já encaminhei junto com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, a gente vai conseguir reconstruir Joinville da forma como estamos reconstruindo o Brasil." Luiz Cláudio Gubert (MDB) "Eu avalio que o debate foi democrático, foi de alto nível, discutimos ideias e propostas para uma Joinville melhor.
Eu consegui apresentar minhas ideias, não todas, temos muito a apresentar ainda.
E eu acredito que, pelo nível das discussões aqui, os próximos debates eles vão trazer ainda mais subsídios para que nós possamos demonstrar que as nossas propostas, as propostas do MDB, são as melhores." Rodrigo Bornholdt (PSB) "Acho que foi um debate muito interessante, bom que ele seja logo no início da campanha, porque a campanha já é mais curta, e assim a gente pode fazer enfrentamentos diretos, como eu fiz com o atual prefeito, sobre a questão de qual postura política de cada um.
Eu defendo uma ampla rede de proteção social, mas sem onerar, obviamente, aqueles que contribuem, aqueles que pagam impostos para que a gente tenha justiça social aqui em Joinville.
Um Joinville diferente, pensando diferente, para que Joinville seja feita para todos da cidade, do centro e da periferia, sem maquiagem.
Sargento Lima (PL) "Muito boa a avaliação do deputado Sargento Lima no debate de hoje.
Ótimo, alto nível, todos os candidatos estão extremamente participativos, se respeitaram, isso é importante também.
Eu estou muito feliz de poder estar aqui concorrendo à prefeitura da maior cidade do estado e grato pela abertura da emissora, grato a toda cobertura da imprensa.
Muito feliz de estar aqui, saudável e com a permissão de Deus chegaremos lá, à prefeitura da maior cidade do estado de Santa Catarina". VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias