Roberto Barreto (à esquerda) e Manoel Cordeiro assinam, sozinhos ou em parceria, as oito músicas inéditas do álbum ‘Estado de espírito’
Filipe Cartaxo / Divulgação
Capa do álbum ‘Estado de espírito’, de Roberto Barreto e Manoel Cordeiro + Pupillo
Arte de Filipe Cartaxo
? NOTÍCIA
? Em dezembro de 2022, Roberto Barreto e Manoel Cordeiro se encontraram em Salvador (BA) – terra natal da banda BaianaSystem – como participantes de festival de guitarras.
Quando os músicos tocaram juntos no evento, nasceu conexão que gerou parceria, mote de Estado de espírito, álbum que os guitarristas lançam hoje, 27 de novembro, quase dois anos depois daquele encontro inicial, em edição do selo Máquina de Louco.
O repertório do álbum Estado de espírito é composto por oito músicas inéditas de autoria de Barreto (guitarrista da BaianaSystem) e Cordeiro (mestre paraense da guitarrada).
Cinco – BaPaPe, Depois de tudo, Do Marajó a Itaparica, Pelo caminho e Pisada cumbieira – são parcerias da dupla, sendo que BaPaPe também tem a assinatura de Pupillo, produtor musical do disco e responsável pelos beats, efeitos, percussões e programações do álbum Estado de espírito.
Tudo pode acontecer e Um amor de Angola são temas da lavra solitária de Manoel Cordeiro.
Já Mano a mano é composição somente de Roberto Barreto.
Munidos das respectivas guitarras, Roberto Barreto (na guitarra baiana e na kalimba) e Manoel Cordeiro (também no violão e nos teclados) cruzam a ponte Bahia-Pará ao longo dessas oito faixas em travessia que alcança o litoral rítmico da América Latina.
Gravado sob direção artística de Roberto Barreto com Pupillo, o álbum Estado de espírito foi mixado por Mario Caldato.
A direção de arte e a fotografia são de Filipe Cartaxo.