Segundo a Codau, o plano foi submetido à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e já está aprovado.
Barragem de nível na Estação de Captação da Codau no Rio Uberaba Codau/Divulgação A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) definiu o Plano de Contingência de Abastecimento de água para Uberaba em decorrência do período de seca intensa na cidade.
O documento foi submetido à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e já está aprovado.
“Este Plano de Contingência define ações em hipótese de emergência do abastecimento.
O que definirá a implementação das medidas será o diferencial entre nossa capacidade de recompor água dos reservatórios na mesma rapidez do consumo, por isto, é tão importante que a população adote medidas consistentes de economia.
A colaboração poderá retardar o início do plano”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau. Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região O plano aponta os cenários em que poderão ocorrer fechamentos dos Centros de Reservação (CRs) de água da cidade, em determinados horários.
Isso pode acontecer em quatro situações distintas.
São elas: ‘Fechamento programado parcial noturno’ - será entre 21h e 4h30, alternando o dia de fechamento entre as regiões Leste e Oeste de Uberaba; ‘Fechamento programado total noturno’ - será entre 21h e 4h30 para todas as regiões da cidade; ‘Fechamento programado noturno prolongado’ - será das 21h às 9h; ‘Fechamento Emergencial’ - quando o reservatório atinge o nível mínimo operacional, em razão de alto consumo e poderá ocorrer em qualquer horário e em qualquer região. “O objetivo é garantir a uniformidade e efetividade da distribuição de água em todos os bairros.
E seja qual for a modalidade de fechamento a suspensão não ultrapassará a 12 horas seguidas”, ressaltou o presidente da Codau. Ainda segundo Rui Ramos, no período de fechamento dos reservatórios, a Codau disponibilizará caminhões pipa para atendimento emergencial aos serviços essenciais. As manobras serão orientadas com base nos indicadores de "consumo x reservação".
Veja imagem abaixo divulgada pela Codau. Plano de Contingenciamento de Abastecimento em Uberaba Codau/Divulgação Ainda conforme divulgado pela Codau, para os fechamentos parciais, a cidade foi dividida em dois setores: Leste e Oeste. A Região Oeste engloba os Centros de Reservação (CR)-2 (Boa Vista), CR-3 (São Benedito), CR-6 (Olinda), CR-8 (Pq.
das Américas), CR-9 (Aeroporto), CR-12 (Vila Ozanan) e CR-16 (Jd.
Espanha). Já a Região Leste abrange os Centros de Reservação (CR)-4 (Amoroso Costa), CR-05 (Abadia), CR-10 (Pq.
das Gameleiras), CR-11 (Uberaba I), CR-13 (Valim de Mello) e CR-15(Recreio dos Bandeirantes). Terceira bomba do sistema de transposição é acionada e Rio Uberaba passa a receber cerca de 400 litros de água por segundo do Rio Claro Há quase 100 dias sem chuva, segunda bomba de transposição do Rio Claro é ligada em Uberaba Com redução significativa da vazão do Rio Uberaba, Codau aciona sistema de transposição do Rio Claro Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas