Aprovado na Câmara, projeto foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Álvaro Dias.
A lei não proíbe, no entanto, os fogos de vista, os que produzem apenas efeitos visuais.
Ponte Newton Navarro terá queima de fogos na virada do ano Alex Régis/ARQUIVO A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (20) um projeto de lei que proíbe a comercialização, a queima e a soltura de fogos de artifício de estampido - com barulho alto - em Natal.
O projeto foi encaminhado para o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), para ser sancionado ou vetado.
Caso seja sancionado, o projeto passa a valer na capital potiguar.
Participe do canal do g1 RN no WhatsApp Além dos fogos de artíficio, fica proibido também "qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso no âmbito do Município de Natal", segundo o projeto.
O projeto de lei é de autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil).
O objetivo do projeto, segundo o vereador, é proteger o bem-estar de idosos, pessoas com deficiências, pessoas do espectro autista e animais. A proibição de queima e soltura se aplica a recintos fechados e ambientes abertos, tanto em áreas públicas ou locais privados, segundo o texto. A lei não proíbe, no entanto, os fogos de vista - aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido.
Esses permanecem permitidos. O projeto também prevê a aplicação de uma multa - de valor a ser definido pela prefeitura de Natal - a quem descumprir a lei.
Além disso, o texto prevê que "a aplicação das multas aplicadas ao infrator que seja pessoa jurídica deverá ser duas vezes o valor aplicado ao infrator que seja pessoa física" e que os valores das multas serão dobrados em caso de reincidência dentro de 180 dias. Vídeos mais assistidos do g1 RN