Objetivo do local, que irá expor itens apreendidos no Porto de Santos, é conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria.
Alfândega de Santos celebra 90 anos do edifício-sede e inaugura novo museu Divulgação/Receita Federal A Receita Federal, em celebração aos 90 anos do edifício-sede da Alfândega de Santos, no litoral de São Paulo, inaugurou o novo Museu de Produtos Contrafeitos.
Segundo o órgão, o local receberá visitas de escolas mediante agendamento, sendo que monitores também são treinados para viabilizar a abertura ao público.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. A inauguração do novo museu ocorreu em uma sessão solene, na noite de quinta-feira (28).
No local, serão expostos produtos apreendidos pela Receita Federal no Porto de Santos, visando conscientizar a população sobre os malefícios da pirataria.
A lista de itens incluirá: rolamentos, óleos de motor e de transmissão, peças automotivas (velas de ignição, amortecedores, partes de suspensão, pastilhas de freio, filtros de óleo), TV Box adulterados, bolsas, mochilas, óculos, brinquedos, entre outros. Museu de objetos apreendidos pela Alfândega é inaugurado em Santos, SP Ainda segundo a Receita, o espaço conta com uma área de 263 m² no térreo do edifício, incluindo um contêiner de 89 m².
O equipamento dispõe de recursos tecnológicos e interativos, que destacam o trabalho de controle aduaneiro.
A construção do museu foi viabilizada por meio de parceria com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (Apecc), e ocorreu simultaneamente à reforma do edifício-sede. A previsão de término da reforma é janeiro de 2025, mas o órgão informou que não será possível cumprir o prazo.
No entanto, a Receita Federal acredita que a continuidade das obras não impedirá a visitação ao interior do prédio. Novo espaço deve funcionar parcialmente dentro de um grande contêiner Divulgação/Receita Federal VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos