Com um aumento de 64% na quantidade de resíduos destinados à reciclagem, o município lidera o ranking mineiro na oferta do serviço.
Juiz de Fora conta com a cobertura de 100% de coleta seletiva no território Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação Todos os 450 bairros de Juiz de Fora passaram a ser atendidos pela coleta seletiva, serviço realizado diariamente pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
Em 2023, a cobertura foi ampliada de 62% para 90% da população e, agora, em 2024, atingiu 100%, com a inclusão de 30 novas localidades. Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região Segundo a Prefeitura, a cidade lidera o ranking mineiro na oferta dessa modalidade, quando comparada aos municípios com mais de 200 mil habitantes, conforme os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Em nível nacional, Juiz de Fora está entre os nove territórios a oferecer o serviço com 100% de alcance, destacando-se ao lado das capitais Curitiba e Porto Alegre.
Passo a passo de como consultar as rotas Entrar no site do Demlurb e clicar em rotas da coleta; Em seguida, pode selecionar o tipo, nome da rua ou bairro.
Vale lembrar que os materiais recicláveis devem ser descartados apenas no dia da coleta seletiva.
A rota é estrategicamente realizada em dia alternado à coleta domiciliar.
Materiais que podem ser descartados na coleta seletiva Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC. Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
(Para vidros quebrados: importante estarem embalados por jornais e/ou garrafa PET). Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames. Os resíduos recicláveis podem ser descartados juntos.
A triagem dos resíduos é realizada pelas associações de catadores de materiais recicláveis conveniados com o Demlurb. Outros pontos de descarte Em outubro foram inaugurados dois novos ecopontos, nos bairros Nova Benfica e Retiro.
Eles são pontos para a entrega voluntária e ambientalmente correta de resíduos volumosos, como: restos da construção civil; resíduos de jardinagem e poda; materiais recicláveis; móveis; eletrodomésticos; itens eletrônicos.
Além das duas novas unidades, foi realizada a revitalização do Ecoponto Oeste, no Bairro Aeroporto.
Agora, a cidade conta com cinco instalações para descarte correto de materiais. Criado em 2023, o projeto Coleta Seletiva na Praça recebe resíduos recicláveis na Praça Dr.
João Penido sempre às quintas-feiras de 9h às 17h.
Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes