Andar nas faixas exclusivas de ônibus é considerado infração gravíssima, que gera sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
Veja onde o equipamento foi instalado.
Avenida das Amoreiras ganha videomonitoramento de uso indevido das faixas exclusivas do BRT Johnny Inselsperger/EPTV A Avenida das Amoreiras, em Campinas (SP), ganhou nesta segunda-feira (2) a primeira câmera para videomonitoramento de uso indevido de faixa exclusiva do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) Ouro Verde. Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Esse é o primeiro trecho do BRT com videomonitoramento, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Andar nas faixas exclusivas de ônibus é considerado infração gravíssima, que gera sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Onde fica a câmera? Ainda de acordo com a Emdec, o equipamento foi instalado no semáforo do cruzamento da Avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido Centro/bairro, e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro/Centro. "É uma extensão das nossas câmeras de videomonitoramento pelos corredores exclusivos do BRT.
Ela é inédita, é a primeira, e ela sofrerá expansões nos dois corredores, tanto o eixo Campo Grande quanto o eixo Ouro Verde.
Esse plano é apenas para os corredores.
Inicialmente, estamos com o projeto de 10 unidades, mas pretende expandir mais", explica Claudionir Tomas de Sá, gerente de operações da Emdec. Como vai funcionar? O equipamento é operado diretamente da Central de Monitoramento de Operações da Emdec.
Quando há um flagrante, a câmera tira um “print” da imagem e, a partir disso, é registrado o auto de infração. Siga, em tempo real, a situação do trânsito na região Além disso, os agentes de mobilidade urbana continuam fazendo a fiscalização da circulação nas faixas exclusivas.
Segundo a Emdec, de janeiro e outubro deste ano, foram registradas 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas de ônibus. "O corredor de ônibus é um lugar extremamente de risco, além de dar prioridade para os ônibus, que são considerados veículos pesados, dá prioridade à questão dos horários, é uma área que a gente fiscaliza para que não adentre veículos e motocicletas principalmente para preservar a segurança", completa o gerente de operações. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas