De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, espaço vai contar com 4.500 unidades habitacionais, restaurante popular, escolas e centro de saúde.
Aeroporto Carlos Prates foi desativado em 2023 Lucas Franco/TV Globo A área do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, vai ser transformada em um novo bairro até 2030.
A informação foi divulgada pela prefeitura, durante coletiva de imprensa nesta segunda (2). O espaço foi desativado em 2023, após análise realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O projeto de obras na área já havia sido anunciado.
A expectativa é de que sejam construídas 4,5 mil unidades habitacionais.
O espaço vai contar também com restaurante popular, centro cultural, centro esportivo, escolas, centro de saúde e Museu da Aviação. Ainda, segundo a PBH, haverá integração de um grande parque, com equipamentos de lazer e passarelas para transpor o Anel Rodoviário.
O nome do novo bairro deve ser escolhido por consulta pública.
A ideia é que a implantação aconteça no período de 2025 a 2030. LEIA MAIS: Entenda como funciona e as polêmicas envolvendo o Aeroporto Carlos Prates, em BH Avião de pequeno porte cai em bairro residencial de BH; três morrem Aeroporto Carlos Prates deve ser desativado e área será repassada à prefeitura de BH Justiça Federal decide manter fechamento do Aeroporto Carlos Prates em BH Histórico de acidentes Diversos acidentes foram registrados nas proximidades do Aeroporto Carlos Prates nos últimos anos.
Relembre alguns deles: Maio de 2012: Um avião de pequeno porte saiu da pista do aeroporto e caiu em um barranco no momento do pouso.
Apenas o piloto estava na aeronave e não se feriu. Agosto de 2012: Um helicóptero se chocou contra um barranco perto da pista do aeroporto.
Duas pessoas ficaram feridas. Novembro de 2014: Uma aeronave de pequeno porte caiu sobre uma casa localizada próxima ao Aeroporto Carlos Prates.
O piloto e um aluno foram encaminhados ao hospital. Dezembro de 2014: Um avião de pequeno porte caiu sobre a pista marginal do Anel Rodoviário depois de tentar pousar no aeroporto.
O piloto ficou ferido. Outubro de 2019: Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas após um avião de pequeno porte cair a cerca de 1,3 quilômetro da cabeceira do aeroporto. Fogo é apagado após queda de avião no Caiçara, em Belo Horizonte; três pessoas morreram Raquel Freitas/G1 Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas: