Notícias

'Dezembro Laranja': HC-UFU realiza mutirão de combate ao câncer de pele em Uberlândia

Postado em 02 de Dezembro de 2024


Campanha gratuita será realizada no sábado (7) com mais de 20 cirurgias.

Mutirão também fará biópsias e atendimento a pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele.

Usar protetor solar é uma das principais estratégias para prevenir o câncer de pele GETTY IMAGES via BBC O último mês do ano é conhecido nacionalmente pela campanha de prevenção ao câncer de pele, chamada de "Dezembro Laranja".

E o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realiza no sábado (7) o Mutirão de Combate ao Câncer de Pele. Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região De acordo com o HC-UFU, serão realizadas mais de 20 cirurgias, além de biópsias e atendimento a pacientes com lesões suspeitas da doença.

Não é necessário fazer agendamento prévio e toda ação é gratuita. Qualquer pessoa, independente da idade, que resida em um dos municípios da macrorregião Triângulo Norte e necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar a portaria do Hospital do Câncer, que fica na Avenida Amazonas, nº 1.996, Bairro Umuarama, entre 9h e 15h. Desenvolvimento do doença e orientações Segundo a dermatologista e coordenadora do mutirão, Mabel Gomides, a regra do "ABCDE" é importante para o paciente identificar se necessita de atendimento médico.

Mabel explica que a medida funciona em casos em que uma pinta, mancha ou ferida apresente um dos sinais do ABCDE: assimetria, borda irregular, cor com dois tons ou mais, dimensão superior a 6 mm e evolução (cresce e muda de cor).

Caso o paciente apresente um desses sinais, é preciso procurar ajuda médica.

A doença é desenvolvida por fatores genéticos, familiares e ambientais.

Segundo o HC-UFU, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum do Brasil, com 31% do total de casos, seguido pelo câncer de mama feminina (com 10,5% dos casos) e câncer de próstata (com 10,2%).

Pessoas que têm muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza são consideradas do grupo de risco do câncer de pele e, por isso, devem se atentar às medidas de prevenção.

Elas devem evitar a exposição solar entre os horários 10h e 16h e usar protetor solar.

Além disso, usar roupas com fotoproteção, chapéu e óculos também estão entre as medidas preventivas.

Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados