Acidente aconteceu no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.
Duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas.
Placas solares sobre teto que desabou no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife Reprodução/TV Globo A empresa responsável pela instalação de placas solares no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, disse que tinha laudo autorizando a colocação da estrutura sobre a igreja.
O acidente, que deixou dois mortos e 22 feridos, aconteceu por volta das 13h30, durante uma distribuição de cestas básicas. Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Ainda será investigada a causa do desabamento, que aconteceu seis dias após a conclusão da instalação das placas solares no telhado do santuário.
Por meio de nota, a empresa SunBrasil, responsável pela obra, manifestou pesar por causa do desabamento e disse que "está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, prestando o máximo de apoio".
"Destacamos que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data, a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade.
Diante da eventualidade, colocamo-nos à disposição da igreja e das famílias enlutadas", informou a nota divulgada pela empresa. Procurada pelo g1, a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da prefeitura do Recife disse que a instalação das placas solares não requer licenciamento, sendo necessário apenas que o engenheiro responsável, escolhido pelo contratante, registre uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Conselho Regional de Engenharia (Crea), atestando o projeto de instalação. LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento do desabamento 'Me deu um desespero', diz homem que ajudou no resgate Veja o santuário antes e depois do desabamento No local do acidente, o gerente de fiscalização do Crea, Nailson Oliveira, explicou que a competência do órgão quanto ao acidente é de ouvir outros profissionais para averiguar o ocorrido.
"A gente está aqui consternado pelo problema de engenharia que culminou em vítimas.
Estamos tentando entender, colher informações, porque a gente tem a competência de fiscalizar o exercício profissional e, neste sentido, identificar os profissionais que estão relacionados com atividades de engenharia desenvolvidas aqui, e também as empresas que colaboraram”, disse. O governo do estado informou que a Polícia Civil instaurou um inquérito sobre o caso e requisitou imagens para as investigações.
"O drone da Defesa Civil do estado já fez um sobrevoo para fazer as imagens e compartilhar com as autoridades responsáveis pelo caso, além de uma avaliação prévia da estrutura realizada por engenheiros", declarou. O acidente Havia entre 60 e 70 pessoas no local quando o acidente aconteceu.
Vídeos gravados por testemunhas e enviados para a TV Globo mostram o teto do santuário sobre os bancos e pessoas correndo tentando ajudar as vítimas, que ficaram deitadas no chão.
Outro vídeo, de uma câmera de segurança, mostra o momento do desabamento (assista abaixo). Os mortos foram identificados como Maria da Conceição França Pinto e Antônio José dos Santos.
Os corpos estavam sob os escombros e entre os bancos da igreja.
Entre os feridos está uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de 4 anos. Imagens mostram momento do desabamento do teto de Santuário no Recife Os feridos foram levados para quatro unidades de saúde: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, recebeu cinco vítimas, e todas se encontram estáveis; UPA de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital pernambucana, recebeu três vítimas, que foram transferidas para outros hospitais de nomes não informados; UPA da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, recebeu quatro pacientes, incluindo a gestante, que foi transferida para o Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, na mesma região da cidade; O Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade, recebeu nove pessoas, sendo oito adultos e uma criança de 4 anos.
Os pacientes apresentam politrauma e chegaram ao hospital conscientes.
O quadro geral de saúde deles é estável, segundo a unidade. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias