Publicação realizada no dia 7 de novembro já conta com mais de 3,6 milhões de visualizações e quase 400 mil comentários.
O profissional de bodyboard contou que pratica o surfe na montanha como uma forma de se exercitar quando não tem onda no mar.
O jovem carioca Thiago Jatobá, de 22 anos, viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo no TikTok praticando "surfe" na montanha.
A publicação realizada no dia 7 de novembro já conta com mais de 3,6 milhões de visualizações e quase 400 mil comentários.
Ao g1, o profissional de bodyboard contou que pratica o "surfe" na montanha como uma forma de se exercitar quando não tem onda no mar.
Ele costuma realizar a atividade aeróbica em Itacoatiara, região oceânica de Niterói (RJ), e há cerca de 10 anos – época em que começou a surfar no mar.
"Eu conheci o esporte porque costumava subir com meus amigos no Costão de Itacoatiara (região que fica entre a Praia de Itacoatiara e a Pedra do Elefante) para ver o por do sol.
E, para descer do local, vi as pessoas praticando o 'surfe' na montanha", contou.
Ele explicou que o nome do exercício físico se dá porque, enquanto as pessoas descem do local, praticam movimentos de "surfe".
Jatobá disse também que como é influenciador digital – tem 437,7 mil seguidores no TikTok e 65,9 mil no Instagram – sempre pensa em conteúdos novos. E a ideia de publicar o "surfe" na montanha surgiu depois que publicou um vídeo, em 22 de outubro, sobre subir em uma parte inclinada do Costão.
E, na postagem – que conta com aproximadamente 400 comentário – alguns internautas questionaram sobre como ele fazia para descer do local.
"Eu praticava 'surfe' na montanha [para descer].
Então decidi publicar o vídeo", contou.
A publicação, no entanto, não foi bem recebida por algumas pessoas, que fizeram comentários criticando o exercício.
(veja abaixo).
Jovem critica vídeo de Jatobá Reprodução/TikTok Jovem critica vídeo de Jatobá Reprodução/TikTok Jovem critica vídeo de Jatobá Reprodução/TikTok E, quatro dias depois, o profissional de bodyboard publicou outro vídeo afirmando que o "surfe" na montanha não é um meme e criticou as pessoas que ficaram ridicularizando o exercício (veja o vídeo mais abaixo).
"Fiquei bem chateado, na real.
O vídeo que gravei ali tá mostrando um pouco da nossa cultura.
Maioria dos locais (moradores de Itacoatiara) que pegam onda fazem 'surfe' na montanha", afirmou.
A mensagem que eu quero passar para vocês é [sobre] a cultura local.
Não ridicularize o esporte [...] O lance é que a galera tá praticando atividade física Ao g1, ele disse também que não é um exercício simples e as pessoas precisam conhecer bem o lugar onde estão pisando, pois, qualquer deslize, alguém pode se machucar.