Espaço no Fundo Social de Solidariedade leva 120 quilos de papelão, além de canos de PVC, garrafas plásticas, entre outros itens recolhidos por funcionários da Prefeitura ao longo do ano.
Decoração de Natal usa materiais recicláveis em Santo Antônio da Alegria, SP Papelão, canos de PVC, paletes de madeira, garrafas plásticas e uma dose extra de boa vontade dão forma à casa do Papai Noel e a um cenário todo tematizado com o espírito do Natal em Santo Antônio da Alegria (SP) quase todo montado com materiais recicláveis.
Idealizado e criado voluntariamente por funcionários da Prefeitura, o espaço que pode ser visitado no Fundo Social de Solidariedade do município levou em torno de três meses para ficar pronto. Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp "A gente foi recolhendo toda a reciclagem, trazendo bastante coisa pra começar os nossos trabalhos (...) É tudo muito bom, o companheirismo de todos, a participação de todos, então é tudo muito assim, sem palavras, emoção mesmo e muito gratificante", afirma a auxiliar de serviços gerais e uma das voluntárias Maria Juliana de Almeida. Voluntários criam casa do Papai Noel com materiais recicláveis em Santo Antonio da Alegria, SP Luciano Tolentino/EPTV A ideia foi colocada em prática pela primeira vez em 2022, como uma forma de economizar dinheiro com a decoração natalina e, desde então, o projeto tem ficado cada vez mais elaborado.
Ao longo do ano, cerca de 15 voluntários vão recolhendo todo tipo de material reciclado pela cidade.
Itens que correspondem a 80% do cenário que, além de ponto de visitação para a entrega de presentes a alunos da rede pública, virou palco de apresentações teatrais. LEIA TAMBÉM Parque do Peão de Barretos ganha iluminação especial de Natal; veja imagens aéreas Comércio em Ribeirão Preto abre em horário especial a partir de 1º de dezembro "A maioria são coisas recicláveis, a gente cata papelão pela cidade toda, cano de PVC, latinhas de refrigerante para sustentar algumas coisas, a maioria é tudo reciclável mesmo.
A gente vai nas obras pegar os canos de PVC, é um trabalho árduo, mas é muito gratificante", afirma Marlene Ferreira, entrevistadora do Cadastro Único que, nas encenações de fim de ano do espaço, se transforma em Mamãe Noel. Casa do Papai Noel com materiais recicláveis atrai crianças de Santo Antonio da Alegria, SP. Luciano Tolentino/EPTV Para este ano, somente de papelão foram cerca de 120 quilos.
Arame, tecido não tecido (TNT) e bambu também incrementam a decoração.
Além do empenho em recolher os materiais, o projeto demanda criatividade e atenção aos detalhes por parte dos participantes.
É o que acontece, por exemplo, com as placas de isopor, que precisam ser raladas antes de tomar a forma necessária para compor estruturas como o boneco de neve. Casa do Papai Noel feita com materiais recicláveis em Santo Antonio da Alegria. Luciano Tolentino/EPTV "Tudo a gente mede, então tudo precisa de detalhe, usamos muito a a régua, pra sair assim de uma maneira certinha, tudo bonitinho", acrescenta Maria Juliana. Desde a inauguração, no fim de novembro, o espaço já recebeu mais de 1,2 mil crianças, que retribuem o esforço.
Que o diga o auxiliar de serviços gerais Ronaldo Antonio Ribeiro Curi, escolhido para atuar como Papai Noel nas apresentações teatrais do espaço natalino do Fundo Social de Solidariedade. "A gente agradou muito, isso aí vai dando força pra gente fazer mais e mais pelas pessoas, se Deus quiser, no passar da vida minha." Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região