Programação gratuita se estende até esta quinta-feira (5).
Contadores de Mentira apresentam espetáculo 'Estado de Revolta' Ana Paula Ferraresi Ao se dedicar à pesquisa do teatro, desenvolvendo trabalhos que se baseiam na história, política, sociedade e em tradições populares brasileiras, o grupo Contadores de Mentira apresenta, a partir desta quarta-feira (4), duas oficinas e um espetáculo, respectivamente, no Coletivo Cultural Galpão da Lua e no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente (SP). Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp O grupo produz obras teatrais, festivais, encontros, formações artísticas, demonstrações técnicas de trabalho, intercâmbios culturais, e, sobretudo, um diálogo de articulação, atitude e fortalecimento entre cidadão e cultura.
Eles também estão ligado às redes nacionais e internacionais e contribuem um percurso sólido com suas obras e investigações teatrais, tendo compartilhado seus estudos pelo Brasil, pela Europa e pelo continente americano. O grupo está estabelecido em Mairiporã (SP), mas foi fundado em 1995, em Suzano (SP).
Contadores de Mentira apresentam espetáculo 'Estado de Revolta' Ana Paula Ferraresi Poesia em fluxo A partir das 19h desta quarta-feira, o grupo realiza a oficina “Poesia em fluxo” com Felipe Vieira de Galisteo, na sede do Galpão da Lua, localizado na Rua Julio Tiezzi, nº 130, no Centro.
A oficina aborda, através de exercícios práticos, o conceito de fato poético em diálogo com a técnica de fluxo de consciência no âmbito da escrita criativa. A classificação indicativa é de 16 anos e, para participar, é necessário se inscrever pelo formulário.
Voz como instrumento de potência A segunda oficina que ocorrerá nesta quinta-feira (5), no Galpão da Lua, será “A voz como instrumento de potência”, às 13h, com Rafael Braga. Através de exercícios e práticas retiradas de técnicas de canto lírico italiano, o grupo tem os objetivos de conscientizar e potencializar a voz falada e cantada, trazendo um foco para esse elemento tão importante, mas às vezes esquecido, do fazer teatral. A classificação indicativa é de 16 anos e, para participar, é necessário se inscrever pelo formulário.
Contadores de Mentira apresentam espetáculo 'Estado de Revolta' Ana Paula Ferraresi Estado de revolta Ainda na quinta-feira, às 19h, o grupo apresentará o espetáculo “Estado de revolta”, no espaço Armazém, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes. A classificação indicativa é para 16 anos e a distribuição de entradas é por ordem de chegada, visto que o local comporta até 100 pessoas.
Veja a sinopse: Em cena, as mesas estão postas para a negociação ou para o banquete.
“Mas quem senta à mesa? Quem come e o que come enquanto devoram nossos direitos?” 'Estado de revolta' é uma obra manifesto, uma metáfora das pessoas depois de tantas lutas.
Embora muitas derrotas, nenhuma delas perdidas de fato, visto que nunca são abandonadas.
É um estado de nervos, é sobre a luta de classes onde as personagens são alegorias desta luta. “Qual o limite da exploração? Até onde suportamos a violência capitalista antes da revolta explodir no seio do povo?”, questiona o espetáculo. O espetáculo também aborda o declínio das organizações sindicais e populares diante da precarização do trabalho na era neoliberal.
Conforme o grupo, é sobre as traições daqueles que escolheram abraçar o poder, e não o povo. O enredo fala ainda do avanço do conservadorismo religioso e do fascismo entre as massas populares, a construção de novas formas de luta, a necessidade de organização da classe trabalhadora e encontrar no passado o que os ancestrais ensinaram enquanto lutavam.
"A festa é o ensaio da revolução!", finaliza. VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.