Livro reúne décadas de pesquisa sobre a fauna, a flora e a cultura da Amazônia, com ênfase em curiosidades, lendas e usos medicinais das plantas da região.
Pesquisadora reúne no livro décadas de pesquisa sobre a fauna, a flora e a cultura da Amazônia, com ênfase em curiosidades, lendas e usos medicinais das plantas da região divulgação O livro "Amazônia Exótica – Volume 2", da pesquisadora Olímpia Reis Resque, será relançado pela Larêdo Editora por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, aberta até dia 27 de dezembro. A obra reúne décadas de pesquisa sobre a fauna, a flora e a cultura da Amazônia, com ênfase em curiosidades, lendas e usos medicinais das plantas da região.
Como incentivo, os apoiadores receberão recompensas exclusivas, como ecobags, camisetas e marcadores de página ilustrados com gravuras históricas. Organizado a partir de um extenso levantamento no acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi, o livro apresenta verbetes que exploram detalhes das espécies amazônicas, como nomes científicos, sinônimos populares e relatos históricos.
Segundo Olímpia, a proposta é oferecer um registro amplo e acessível sobre o bioma. “A fauna e flora da Amazônia têm espécies reproduzidas neste livro, contando suas histórias, lendas e informações.
A população precisa conhecer as plantas úteis, alimentícias, medicinais e corantes que são valiosas para todos os povos!, afirmou.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp A obra também se destaca por incluir observações de naturalistas e exploradores estrangeiros que visitaram a Amazônia entre os séculos XVI e XIX.
Esses relatos, registrados por nomes como Alexander von Humboldt e Henry Walter Bates, trazem uma visão sobre a floresta que impressionou viajantes de diversas partes do mundo. “O livro divulga textos e citações desses viajantes, que chamavam a floresta de exótica e faziam descrições sobre as espécies e fenômenos que encontravam.
Essas fontes permitem que as pessoas aprofundem seus conhecimentos”, explicou a autora. Olímpia reforça que o propósito da obra é educar e conscientizar as novas gerações sobre a preservação da Amazônia.
“Espero que o livro contribua para o conhecimento da população jovem e infantil, proporcionando aprendizado e incentivando a preservação do que é rico e nosso”, declarou a pesquisadora.
Livro destaca as pesquisas feitas por Olímpia a partir dos recursos da floresta divulgação O livro conta com um prefácio assinado pelo escritor paraense Salomão Larêdo, que define a obra como um marco no acesso ao conhecimento sobre a Amazônia. “Este livro democratiza o saber e encanta pela qualidade e profundidade do estudo.
É um presente ao leitor, repleto de lindezas da nossa cultura, história e memória”.
O posfácio, por sua vez, é de Lani Goeldi, artista plástica e gestora cultural, descendente de Emílio e Oswaldo Goeldi.
Lani conecta o conteúdo da obra à relevância histórica e simbólica da floresta amazônica, ressaltando a importância de iniciativas como esta para preservar o legado cultural e ambiental da região. Filipe Nassar Larêdo, editor da Larêdo Editora, destacou o cuidado editorial que foi necessário para esse projeto.
“Curar e editar uma obra tão rica em detalhes e conteúdo visual é uma grande responsabilidade.
Cada verbete e ilustração foram selecionados minuciosamente para garantir que a diversidade e a história da floresta fossem representadas com precisão”, comentou. VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará