Cada um dos 62 municípios do estado é responsável pela operação da campanha Estado recebeu recentemente 500 mil doses da vacina contra influenza
Divulgação/FVS-RCP
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Manaus inicia nesta segunda-feira (2).
Nesta primeira fase, entre 2 de setembro e 26 de outubro, devem ser imunizadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a região norte do país que antecipa a vacinação contra a doença para o último trimestre do ano, antes do período chuvoso que coincide com a época de sazonalidade da doença. Participe do canal do g1 AM no WhatsApp A meta é vacinar 90% do grupo prioritário.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, destaca a importância da campanha para a saúde pública da região.
“Os estados da região norte passaram a ter um calendário diferenciado e a vacina contra a influenza é disponibilizada antes do início do período chuvoso, quando geralmente há mais casos de gripe”, explica Tatyana. O Amazonas também contará com um Dia D de mobilização contra a Influenza, agendado para 28 de setembro e de responsabilidade da organização pelas secretarias municipais de saúde.
Leia também Patroa e cúmplice suspeitos de matar babá percorreram cerca de 28 km para abandonar corpo da vítima em Manaus Mancha de fogo encobre mais de 500 km de extensão da Amazônia, apontam imagens de satélite Grupos Para a vacina contra a Influenza, as pessoas dos grupos prioritários deverão procurar uma das salas de vacinação, levando o cartão de vacinação.
um documento de identidade oficial com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).
Caso não possua o Cartão do SUS, ele pode ser solicitado no posto de saúde. Crianças de seis meses a menores de dois anos Gestantes Puérperas Profissionais de saúde e educação Idosos, População indígena Pessoas em situação de rua Profissionais das forças de segurança e salvamento Forças Armadas Pessoas com doenças crônicas e eficiência permanente Caminhoneiros Trabalhadores dos transportes coletivos Trabalhadores portuários População privada de liberdade Funcionários do sistema privado de liberdade.